Executivo de sucesso é procurado por várias empresas

Para tornar-se um profissional vantajoso e desejado pelas empresas, é preciso adequar-se às novas exigências do mercado de trabalho. É indispensável estar bem treinado profissionalmente para obter maior êxito nas suas funções e sobressair-se entre os candidatos a uma promoção ou a uma vaga de emprego, sobretudo se o cargo for de liderança. O desenvolvimento de competências e habilidades é uma premissa para o ingresso ao mercado trabalho, cada vez mais competitivo e veloz, e para a construção de uma carreira bem-sucedida. Veja as características essenciais para tornar-se um executivo de sucesso e procurado por várias companhias:


Domínio de outros idiomas

Ter fluência num segundo idioma é essencial para conquistar uma boa vaga de emprego. Hoje não basta conhecer profundamente a língua, é preciso saber lidar com ela. Isso inclui boa pronúncia, boa escrita e boa audição, para trabalhar com e-mails, vídeo-conferências, telefonemas internacionais e visitas a feiras e exposições. Além do inglês, o espanhol, o francês e o chinês estão sendo muito requisitados pelas empresas atualmente.

Bom relacionamento interpessoal

Seguindo a linha de comunicação global, um indivíduo que consiga manter bons relacionamentos interpessoais também consegue alavancar melhor sua carreira profissional. Isso porque a competência para se relacionar com pessoas de diversas culturas, gerações, cargos e conhecimentos é fundamental para organizações que atuam num mercado dinâmico e precisam estabelecer relações colaborativas entre parceiros, fornecedores e clientes.

Vontade de aprender

O profissional de sucesso tem uma sólida formação acadêmica, no entanto está constantemente em busca de desenvolvimento pessoal e profissional, fazendo pós-graduação, MBA e outros cursos de aperfeiçoamento no Brasil ou no exterior. É importante não acomodar-se.

O vínculo contínuo com universidades e centros de pesquisa garantem, ainda, uma manutenção e atualização da rede de contatos. Relacionar-se e trocar experiências com pessoas de diversos campos permite estar atento às mudanças do mercado e facilita a conquista de um novo trabalho ou de uma posição superior.

executivo sucesso
O profissional de sucesso tem uma sólida formação acadêmica, no entanto está constantemente em busca de desenvolvimento pessoal e profissional.

Conhecimentos em TI e visão sustentável

É preciso ir além das habilidades com o pacote Office. As companhias precisam de profissionais capazes de trabalhar com sistemas “ERPs” para garantir eficiência organizacional.

E para manter a vantagem competitiva, a maioria das empresas investe hoje em colaboradores que participem de políticas de inclusão social e estejam preocupados com a preservação ambiental.

Gestão eficaz

Mais que ter um bom relacionamento com a equipe, o executivo de sucesso precisa saber gerir os talentos do grupo da melhor maneira possível para alcançar os melhores resultados sempre. O bom profissional tem que ser flexível, proativo, inovador e autoconfiante. Características que, aos poucos, passam a ser absorvidas por todos os membros da equipe.

Todas essas competências são observadas e exigidas pelas empresas na hora de escolher seus executivos. Portanto desenvolvê-las é a melhor ação a ser adotada por quem deseja ocupar cargos de alta gestão e destacar-se como um profissional de sucesso. Comece agora mesmo e garanta um futuro brilhante!

 

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.