Exemplos de superação nos filmes

profissoes do futuro quais serao extintas

A arte é a tentativa da representação estética da vida e das experiências humanas. O cinema, centenas de vezes, presenteou o mundo com construções de personagens que habitam o espaço do não comum, do extraordinário. E muitos dos protagonistas dessas histórias surpreendem pela veracidade de suas existências.

A edição do Oscar de 2014, por exemplo, premiou dois filmes baseados em biografias: 12 Anos de Escravidão e Clube de Compras Dallas. Esses roteiros tratam de superação, modelos que podem ser encarnados nas possibilidades do dia a dia, excluindo a regra de que a exceção acontece apenas com outros. Abaixo estão dois filmes selecionados para causar inspiração:

Clube de Compras Dallas e a Surpresa da Superação

Esse filme é triplamente vencedor: Matthew McConaughey e Jared Leto foram os vencedores das categorias de melhor ator e melhor ator coadjuvante, respectivamente. O roteiro está fundamentado na história surpreendente de luta do caubói Ron Woodroof – que até a descoberta e aceitação de sua condição de infectado pelo vírus do HIV – viveu sob a condição da degradação pessoal, envolvido nos mais diversos vícios e preconceitos. Na década de 1980 – em que as possibilidades de uma vida saudável ao portador do HIV eram raras e as opções farmacêuticas, ineficientes – o protagonista encontra formas alternativas para o tratamento da AIDS, investigando remédios oriundos do México, China e Japão. Estss novas drogas causam efeitos menos devastadores e melhoras plausíveis. Com essa conclusão, junto a Raynon, interpretado por Jared Leto, cria um clube de compra que tenta destruir o monopólio de venda de remédios para a AIDS que, na ilegalidade, ajuda milhares de pessoas. Da sentença de 30 dias de vida, diagnosticada pelos médicos, Ron viveu por mais seis anos, lutando por tratamentos mais eficazes contra o HIV.

Uma história de superação
Uma história de superação

Gravidade: a motivação pela vida extrapola o conhecido

Gravidade levou a estatueta de melhor diretor, entre outras categorias técnicas. O filme, vale destacar, é uma superação estética para o mexicano Alfonso Cuáron, que projetou na tela do cinema o universo e sua hostilidade ao homem. O filme teve cenas gravadas embaixo d’água, para imitar os movimentos no espaço sem gravidade, além de contar com o talento dos atores que encenaram em um ambiente artificial, que em nada se assemelhava ao universo. Porém, o roteiro é ainda outro caso de superação. Ryan Stone, interpretada por Sandra Bullock, é uma doutora que está em uma missão no espaço para consertar um telescópio quando é surpreendida, como o restante da equipe de cientistas, por uma chuva de meteoros. Ela é a única a sobreviver ao acidente e, a partir de então, inicia a luta pela vida. Sem contato com a equipe da NASA e sem conhecimentos técnicos suficientes, envolta à claustrofobia e à falta de ar, Ryan descobre seus limites até voltar à Terra.

Gravidade
Uma história de fé e determinação

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Top 5 Filmes – Grandes Estratégias

FRASES MOTIVACIONAIS: 10 Frases de motivação que ficaram famosas no cinema

Top 5 Filmes Relacionados ao Coaching – Grandes Líderes da História

Top 5 de Filmes Relacionados ao Coaching – Líderes Vitoriosos

Top 5 Filmes Relacionados ao Coaching

Dicas de filmes inspiradores para novos empreendedores

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.