Falta de Autonomia – Fator que desmotiva jovens no trabalho

De acordo com uma pesquisa realizada pela Page Talent, a falta de autonomia é o principal fator que diminui a motivação no trabalho de trainees e estagiários. A pouca liberdade para tomar as próprias decisões no ambiente corporativo foi mencionada como principal ponto desmotivador por 35% dos 500 entrevistados, na faixa etária dos 18 aos 24 anos.


A psicologia da motivação explica que essa circunstância pode desmotivar os profissionais porque contradiz a expectativa que muitos jovens têm de iniciar a carreira ocupando cargos estratégicos dentro da organização. Entretanto as empresas e até mesmo os próprios jovens sabem que precisam de um tempo de supervisão para adequar-se aos padrões dos processos corporativos adotados na corporação.

Outro fator apontado na pesquisa como algo que reduz a motivação no emprego é o fato de desempenhar tarefas fora da área de interesse, ainda que seja apenas na fase de estágio. Essa situação foi apontada por 34% dos pesquisados como ponto negativo em relação à motivação profissional. Ter que desenvolver ideias de outras pessoas também não agrada 31% das pessoas que estão ingressando no mercado com a pretensão de colocar em prática todo o conhecimento adquirido na faculdade, curso técnico ou profissionalizante.

Se você é um jovem profissional certamente passa pelo conflito de querer mostrar todo o seu potencial e não dispor de autonomia suficiente dentro da empresa. No entanto, não se aflija! Algumas dicas podem ajudá-lo a ganhar a confiança dos líderes e a conquistar cargos melhores em pouco tempo. Confira:

1 – Embase suas ideias

Todo mundo tem ideias, mas nem todos conseguem demonstrar porque elas são boas. Para ser ouvido, é preciso ter bons argumentos e demonstrar como o seu ponto de vista pode ajudar a organização. Para isso, apresente como, quando e com quais ferramentas é possível colocar tal ideia em prática.

jovem no trabalho
Algumas dicas podem ajudá-lo a ganhar a confiança dos líderes e a conquistar cargos melhores

2 – Prove qual área é melhor para você

Mostre aos superiores que seus conhecimentos podem ser mais bem aproveitados em determinada área. Busque informações sobre esse campo de atuação, mantenha-se atualizado e divida seus conhecimentos sempre que possível. Desse modo, os gestores verão que sua contribuição é realmente válida.

3 – Seja proativo

Antecipe-se aos desafios e busque soluções eficientes para os problemas antes que um superior peça isso a você. Saber estabelecer prioridades de acordo com os procedimentos da empresa também é fundamental para mostrar-se competente.

Seguindo esses passos, você mostrará que é capaz de contribuir para o bom desempenho da empresa e terá mais chances de construir uma carreira de sucesso.

Crédito Imagens:

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.