O que faz a vida realmente valer a pena

(Por Daniela Assunção)

Um grande motivo que faz com que as pessoas abandonem seus trabalhos numa determinada empresa é a falta de compatibilidade entre seus valores e os da organização. Se, inicialmente, o que nos atrai para ela é um conjunto de fatores como posição hierárquica, possibilidades de aprendizado e desenvolvimento de certas habilidades e competências, e mesmo ganhos financeiros, o que faz com que realmente permaneçamos lá vai além disso.
Se pensarmos nossa vida como a possibilidade de nos desenvolvermos e utilizarmos nossos talentos e recursos da melhor forma possível, o mais nobre é que possamos exercer isso em cada e todas as áreas que nos competem: pessoal, profissional, social, familiar, ambiental, etc. E para isso, conhecer-se é fundamental. A vida moderna tem nos vendido e impregnado de uma sede de urgência onde parece não caber mais um tempo para olhar para aquilo que é realmente importante para cada um de nós. E só conseguimos fazer isso se identificarmos claramente quais são os nossos valores – algo que pauta nossas escolhas e ações, mas nem sempre temos consciência de sua importância e profundidade.

 


Por exemplo, é frequente termos clientes que comentam que um de seus valores mais importantes é a família. Porém, para que possam proporcionar a vida que acreditam ser a ideal (ou aquela que a mídia e a sociedade impõem) à sua família, acabam se dedicando em demasia ao trabalho, a fim de ter a renda necessária para atender toda essa demanda. A consequência disso é um afastamento, por “falta de tempo”, daquilo que ela julgava ser tão importante: sua família! Como este temos vários outros exemplos de situações que ilustram nossa necessidade de atender um valor de menor importância, ou maior urgência por conta de uma situação momentânea, em detrimento de outros mais elevados.
No entanto, no decorrer e ao final da vida, é em função de temos atendido esses propósitos mais relevantes que nos sentiremos realizados. Se observarmos as pessoas que mais admiramos, elas têm uma coisa em comum, independentemente de opiniões pessoais a respeito de suas atitudes: elas vivem por seus valores. Nesta lista temos casos clássicos como Gandhi e Madre Teresa que dedicaram sua vida por algo que acreditavam e que ia muito além de seus interesses individuais. Mas podemos pensar também em pessoas mais próximas como aquele profissional que não se deixa corromper ou alguém que diga “não” com tanta propriedade que, mesmo não gostando de ouvir essa resposta, você sabe que ele está sendo autêntico e completamente alinhado com aquilo que acredita.

homem corda equilibrio
Um exercício que vale a pena ser feito de tempos em tempos é identificar como sua vida tem caminhado.

Nossos valores sofrem pouca variação ao longo da vida, o que geralmente muda é a forma de atendê-los. Um exercício que vale a pena ser feito de tempos em tempos é identificar como sua vida tem caminhado, os projetos nos quais você tem se envolvido, se eles atendem ou não a esses valores, o que precisa mudar ou pode ser melhorado. Além disso, vale avaliar também seus relacionamentos, que tipo de troca e crescimento eles têm lhe proporcionado, quais valores eles têm contribuído em atender? O que está faltando para que você se sinta em paz consigo mesmo? Identificar de onde exatamente vem esses valores – especialmente se você é coach e está trabalhando essa questão com seu cliente – também é um ponto importante, já que eles advêm de nossa educação, sociedade, mídia, etc. e, como dito no início, nem sempre refletem aquilo que é realmente valioso para a pessoa em questionamento.

Quando identificamos e encontramos os meios para colocar isso em ações, a vida flui num ritmo em que não precisamos correr contra ou atrás do tempo, pois tudo toma o seu ritmo certo. Você sabe identificar aquilo que é realmente importante para você? Quais são os SEUS valores?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.