Importância do feedback para o desenvolvimento profissional

SBCoaching na Mídia

feedback é uma ferramenta, nem sempre lembrada pelas empresas, para resolver problemas comuns como colaboradores desorientados, sem saber se estão atendendo as expectativas no ambiente de trabalho.

Ele funciona como uma espécie de troca de informações entre o chefe ou supervisor e os funcionários, para que a atuação no trabalho e o que a empresa espera estejam alinhados. Segundo Flora Victoria, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, é também um instrumento de liderança essencial, que ajuda na conquista de bons resultados. Feedback - Importância do feedback

Feedback: Entenda a importância

O reconhecimento no trabalho é fundamental para manter a motivação e o crescimento profissional, abrindo portas para novas oportunidades e desafios. Para que isso aconteça, o desenvolvimento deve ser constante, construindo um caminho de aprendizado, preparação, vivência, acertos e erros.

Mas para identificar esse caminho e acertar nas escolhas, o profissional precisa receber informações sobre como está sendo sua atuação, se está alinhada com o que a empresa precisa, além de conhecer seus pontos fortes, saber quais são as oportunidades de crescimento e receber sugestões. Essa troca de informações é chamada de feedback.

A ferramenta permite um diálogo aberto entre duas pessoas ou até mesmo um grupo. É capaz de mostrar as forças do profissional e quais pontos devem ser melhorados, além de reconhecer as competências e indicar como desenvolver novas.

Serve também para mostrar as expectativas da organização e o que ela espera do colaborador, indicando o caminho que ele deve seguir. Quando o feedback não ocorre ou é ineficiente, o profissional não sabe se está fazendo um bom trabalho e não se sente reconhecido, perdendo sua vontade e motivação.

Um estudo do Instituto Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, mostra que de 54% a 66% dos profissionais não estão engajados, de 11% a 17% estão ativamente desengajados e apenas 22% a 27% estão realmente engajados com o seu trabalho.

Feedback: Como deve ser feito

Essa comunicação entre os profissionais pode ser feita de várias formas. A melhor opção é sempre presencialmente. Caso não seja possível, também pode ocorrer por e-mail ou até mesmo por telefone.

O importante mesmo é que ele seja dado a partir de uma análise ampla do desempenho do profissional, contendo três aspectos básicos: pontos fortes, oportunidades e sugestões.

Flora indica as principais formas de feedback do mundo corporativo. O apreciativo, com elogios focando nas realizações do funcionário, aumentando a autoestima e a confiança nas habilidades e competências. Fortalece o vínculo entre funcionário e empresa, o que permite que o colaborador perceba o seu valor para a corporação.

Já o corretivo se baseia nas orientações assertivas, focando no que é necessário corrigir ou mudar. Busca fortalecer o senso de responsabilidade por erros e suas consequências para o todo. O regular, por sua vez, é composto por comunicações mais frequentes, um retorno constante que o líder dá ao funcionário para que ele siga o caminho certo.

Fonte: Doutíssima

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.