FeedBack – Ferramenta Eficaz Para a Evolução Pessoal e Profissional

O Feedback é uma ferramenta valiosa e eficaz para auxiliar o crescimento pessoal e profissional.

Confira os tipos de Feedback:

Positivo

Tem como objetivo reforçar um bom comportamento e estimular a sua repetição.

Corretivo

Sua meta é modificar uma conduta por meio de um discurso claro e justo, que ressalte as falhas sem ofender a pessoa.

Ofensivo

É caracterizado por uma fala desencorajadora, realça os pontos negativos e não propicia mudanças.

Sanduíche

Envolve 3 fases: destaque dos pontos positivos, apresentação dos aspectos a serem melhorados e conclusão com palavras de encorajamento.

Veja o infográfico exclusivo da SBCoaching

 

Infográfico Feedback

Copie e cole o código abaixo no seu site ou blog para inserir o infográfico acima:

 

O que funciona e o que não funciona

Funciona

  • Visar à solução dos problemas e ao aprimoramento das habilidades.
  • Fazer a pessoa sentir-se compreendida e motivada a agir.
  • Esclarecer os pontos que merecem atenção e estimular a busca de melhorias.
  • Encorajar, focar no aprendizado, criar confiança e incentivar a cooperação.
  • Aumentar a autoconfiança de quem está recebendo o feedback.

Não Funciona

  • Fazer o outro duvidar da própria capacidade e sentir-se sem saída.
  • Reclamar mais que esclarecer o problema.
  • Minar a autoconfiança e a motivação do colaborador.
  • Ressaltar apenas as fraquezas e ignorar os pontos fortes.
  • Enfatizar a culpa e criar satisfações de confronto e de insegurança.

 

Como dar e receber feedback

Dar

  1. No início da conversa, destaque as qualidades do ouvinte isso ajuda a quebrar a resistência.
  2. Ressalte o que precisa ser melhorado. O foco deve ser o comportamento a ser mudado, e não a identidade da pessoa.
  3. Faça um discurso equilibrado, abordando pontos positivos e negativos. Assim, o interlocutor mantém uma boa autoestima ao receber críticas.
  4. Escute o que o outro tem a dizer para que ele se sinta confortável em expor dúvidas e dificuldades.
  5. Discuta as mudanças que podem ser adotadas, oriente nas tarefas e, junto com o funcionário, crie um plano para atingir os objetivos.

Receber

  1. Antes de receber o feedback, faça uma autoavaliação refletindo sobre o seu comportamento atual.
  2. Demonstre interesse pelo que o avaliador tem a dizer, mesmo que discorde. Lembre-se de que essa é uma oportunidade de crescimento.
  3. Se tiver dúvidas, questione. Tenha uma conduta proativa, buscando detalhes, fatos e exemplos para entender melhor os pontos destacados.
  4. Evite os mecanismos de defesa e aceite as críticas para que haja uma melhoria em seu desempenho.
  5. Aproveite dicas para traçar novas metas e mantenha o foco em resultados práticos e concretos.
  6. Peça novos feedbacks à medida que quiser verificar a eficácia de sua performance.

 

Follow-up e Acompanhamento

Também chamado de acompanhamento, é uma ferramenta utilizada para monitorar a realização de tarefas e os resultados obtidos com o Feedback.

Deve ser realizado num período de tempo curto o suficiente para intervir em possíveis riscos e longo o bastante para garantir a confiança do funcionário.

Durante a conversa, prefira pergunta abertas, como “Por quê?” e “Como?”, que exigem mais reflexão e estimulam o colaborador a dar respostas conclusivas.

Questione o interlocutor de modo claro, a fim de verificar tarefas, gerar aprendizados e conferir sua evolução.

Caso o processo não ocorra como previsto, volte a aplicar as técnicas de feedback até alcançar os resultados desejados.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.