FEEDBACK OU “FERROBACK” – O IMPACTO DAS PALAVRAS NO TRABALHO

carta de apresentacao exemplos

FEEDBACK OU “FERROBACK”

Veja algumas dicas de como você pode tornar a hora do feedback mais produtiva e menos agressiva. Leia na íntegra e torne-se um “mestre em feedback”!

Muitas pessoas temem receber um feedback. Mas por que isso acontece? Porque muitas vezes ao invés dele receber um feedback, ele recebeu um ‘ferroback’.

Feedback nada mais é do que uma conversa onde uma das pessoas irá apontar para a outra quais comportamentos (isso mesmo comportamentos) estão sendo eficazes ou não. Se o feedback for para pontuar algo que pode ou precisa ser melhorado:

– feedback de melhoria. 

Se for algo que precisa de mudado ou corrigido – parecer corretivo. 

Se for algo que está bom e que vale a pena ser mantido – feedback positivo. 

Assim como o ar é essencial para nos mantermos vivos.

Receber feedback, também o é. Nós, seres humanos temos a necessidade de nos relacionarmos… e de sabermos se estamos indo bem ou não.

Quando um líder deixa de dar feedback para sua equipe, ele está privando sua equipe de um ‘nutriente’ essencial. Mas infelizmente, alguns líderes não entendem isso…

E quando resolvem dar um feedback é porque algo deu errado (e provavelmente, muito provavelmente, ele está se sentindo bravo, irritado ou algo assim).

Mas de repente você pode estar se perguntando: “O que é preciso para que um feedback não vire um ‘ferroback’?”.

Seguem 3 dicas simples:

  1. Use de Inteligência Emocional – não permita que o seu estado emocional (negativo) atrapalhe ao falar com a pessoa.
  2. Seja específico – usar de palavras generalistas, como por exemplo: você sempre faz isso, ou você nunca…; não agregam para gerar uma mudança ou melhoria efetiva.
  3. Troque o ‘mas’ pelo ‘e’ – a palavra mas tem o poder de apagar tudo o que você disse de positivo, perceba o exemplo: “Você é um bom funcionário mas nunca chega no horário” X “Você é um bom funcionário e eu gostaria de lhe atentar para o horário que você chegou hoje.”.

Líder ou não líder? Todos nós nos relacionamos e para sermos mais felizes e produtivos e em nossos relacionamentos, vale a pena seguir as 3 dicas acima!

Por isso eu te convido a entrar em ação agora… e fazer acontecer!

Escolha uma das 3 dicas acima e comece a praticar agora!!

Depois gradativamente, vai acrescentando as outras… até você se tornar um ‘mestre em feedback’!

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.