Feedback negativo: o que é, importância e como fazer

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Dar um feedback negativo sobre alguém ou uma situação não é uma tarefa fácil.

As pessoas, de uma forma geral, não gostam de ouvir críticas.

Claro que é muito melhor receber elogios, escutar coisas boas que enalteçam nossos talentos, atitudes, virtudes. O reconhecimento proporciona uma sensação agradável.

A crítica, por outro lado, desperta o oposto disso.

Mesmo que venha acompanhada da justificativa de que a opinião é “construtiva”. 

O conceito de construtivismo está muito mais presente na visão de quem está na posição de crítico.

E justamente por gerar desconforto que pode haver uma resistência.

Mas é fundamental entender que esse tipo de ação também contribui para o crescimento do indivíduo avaliado, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Acompanhe a seguir alguns aspectos importantes sobre feedback negativo e como fazê-lo.

O que é feedback negativo e por que ele parece ser tão difícil? 

O termo feedback negativo está ligado à avaliação e retorno sobre os resultados não favoráveis de determinada conduta, por exemplo.

Ele é tão difícil de ser realizado porque a maioria das pessoas prefere fugir do confronto e o mal-estar que as críticas possam gerar.

De forma geral, principalmente no trabalho, existe o receio de que o feedback negativo pode ocasionar uma situação de conflito. Por isso, muitos líderes preferem a zona de conforto.

Para muitos, é mais fácil ir contornando as situações adversas do que fazer apontamentos que podem ser mal vistos.

Além disso, há aqueles que veem o feedback negativo como uma maneira de manifestar desagrado. 

E, aí, temos dificuldade de lidar com esse pensamento porque queremos na maioria das vezes estar bem com todo mundo.

Por que o feedback negativo é importante? 

feedback negativo por que importante

Em qualquer relação, seja de trabalho ou na vida pessoal, a sinceridade deve ser valorizada. Ela é, inclusive, um dos pilares que sustentam as relações.

A confiança só é construída com base na sinceridade, na franqueza. 

O feedback negativo faz parte disso. 

Por isso, é tão importante e deve ser levado a sério.

Além disso, ele é uma forma de estimular o processo de reflexão e de novos comportamentos, uma vez que propicia a observação, o julgamento e a necessidade de aprimorar o que não é positivo. 

Aprenda a dar feedback negativo: veja dicas  

É preciso atentar-se à forma como o feedback negativo é dado. 

Acompanhe a seguir algumas dicas que podem ajudar a tornar mais fácil esse processo:

  • Evite dar um feedback negativo a alguém na frente de outras pessoas
  • Inicie a conversa sempre pelos pontos positivos e somente depois aborde as questões negativas
  • Depois de transmitir o feedback negativo, ouça atentamente o que a pessoa do outro lado tem a dizer
  • Tente mostrar a relevância do feedback negativo. Destaque que é uma maneira de se conhecer e evoluir
  • Se for um colaborador, tente direcionar e mostrar de que forma o problema pode ser solucionado.

Coaching qualifica o feedback

feedback negativo coaching qualifica

O feedback é uma importante ferramenta para medir o desempenho

No campo profissional, ele proporciona um diagnóstico sobre o trabalho e ajuda a encontrar novos caminhos e melhorias.

A metodologia de coaching, por meio de técnicas e ferramentas, pode ajudar líderes e empresas a serem mais assertivos nesse processo e orientarem seus liderados a aplicar as mudanças necessárias.

Todo feedback traz consequências. E quando se trata de feedback negativo, a forma de fazer é muito importante. 

Essa maneira tem relação direta com a motivação e o senso de pertencimento do profissional. 

Por isso, o líder coach leva vantagem nesta questão.

Visite o site da SBCoaching para saber mais e, se desejar, faça contato conosco.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.