O que é essa tal felicidade?

É certo que, como indivíduos, temos diferentes ideias sobre o que é a felicidade ou como atingir níveis mais altos de felicidade.


(por Cláudia Hölter)

No dia 20 de Março comemorou-se o segundo ano do Dia Internacional da Felicidade, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover a paz, a justiça, os direitos humanos, o progresso social e a melhoria dos padrões de vida.

Agora chegou o momento de converter essa profunda aspiração da ONU em ações concretas no seu dia-a-dia.  É certo que, como indivíduos, temos diferentes ideias sobre o que é a felicidade ou como atingir níveis mais altos de felicidade.




 
Coaching e o seu futuro, saiba o que mudará! Baixe 2 PDFs gratuitos!

hbspt.cta.load(363500, ‘6e4ce16d-226e-4d2d-be2a-ca26d8ebcc56’);

Felicidade

Há quem acredite que o dinheiro traz felicidade, assim como há os que acreditam que a fonte de sua felicidade é o consumo material.  Mas, o que é essa tal felicidade?

De acordo com Sonja Lyubomirsky, doutora em Psicologia pela Universidade de Harvard e autora do livro A Ciência da Felicidade (2008), a felicidade depende muito pouco, por exemplo,  do consumo material  e, raramente, da nossa conta bancária.  Segundo a estudiosa, esses fatores não vão mudar muito a nossa habilidade de sermos felizes ou ficarmos mais felizes, porque os seres humanos são propensos a se adequarem às mudanças sensoriais ou fisiológicas facilmente. Essa adaptação é considerada pelos psicólogos com uma força poderosa chamada “adaptação hedonista”.

Além disso, Sonja afirma que a felicidade humana, assim como a altitude, a temperatura ou o QI, está em um continuum – uma escala numérica (Escala da Felicidade Subjetiva), que oscila em níveis muito baixos até os mais altos.

Todos nós nos encontramos em algum nível desta escala e, por isso, é muito importante descobrirmos exatamente em que ponto estamos, antes de começarmos o processo de nos tornarmos mais felizes. Ou seja, precisamos definir o ponto atual, que nos proporcionará a nossa primeira avaliação do nosso “ponto decisivo” da felicidade.  Por exemplo, em uma escala de 1 a 7 – o quanto você é feliz e por quê? – em que medida essa caracterização lhe descreve?

Para saber exatamente qual é o nosso ponto decisivo é preciso uma avaliação contínua desse processo. É necessário registrar, por exemplo, a data em que preencheu a Escala da Felicidade Subjetiva pela primeira vez. O resultado desta escala é considerado apenas uma estimativa preliminar do ponto decisivo. O fato de ser preliminar deve-se às circunstâncias externas que influenciam, por exemplo, o seu nível de estresse no dia. Caso tenha sido impactado por alguma situação ao seu redor, precisará preenchê-la novamente, com um intervalo de pelo menos duas semanas da primeira vez.

Quanto mais frequente usar a Escala da Felicidade Subjetiva, e mais distante no tempo a fizer, mais digna de confiança é a estimativa do ponto.

Essa tal felicidade que almejamos pode ser encontrada na forma como nos comportamos diante da nossa realidade.

Para finalizar, gostaria de enfatizar que essa tal felicidade que almejamos pode ser encontrada na forma como nos comportamos diante da nossa realidade, como pensamos, como interpretamos uma determinada situação, ou até mesmo, como estabelecemos nossos objetivos diários.

Sem ação, não há como sermos felizes.

Conforme palavras de Sonja Lyubomirsky, a felicidade é uma experiência de alegria, contentamento ou bem-estar positivo combinado a uma sensação de que a vida é boa, significativa e valiosa. Contudo, a maioria das pessoas não precisa de uma definição de felicidade, porque sabe de maneira instintiva se é ou não feliz.

E você, o que tem feito para ser mais feliz?

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.