Férias chegando: que tal viajar e aproveitar a natureza?

Sabe aquela velha história de que não há nada melhor do que ficar próximo à natureza? É verdade!

O mar, as cachoeiras, as árvores e tudo o mais que se integra ao verde fazem muito bem tanto para a saúde física quanto para a emocional.

E a ciência explica o porquê. Quando você está em contato com a natureza, seu corpo libera endorfina, uma substância responsável pelos melhores sentimentos que temos na vida, como amor, prazer e felicidade.

Tudo isso é resultado dessa química natural produzida pelo cérebro, que proporciona sensação de bem-estar físico ao corpo, além de maior disposição, alívio de dores crônicas etc.

Isso sem falar que os chamados exercícios “verdes”, ou seja, praticar atividades físicas enquanto exposto à natureza, beneficiam a saúde mental independentemente do nível de intensidade, duração ou modalidade.

Viva o verde: sugestões é o que não faltam

Vale muito a pena, por exemplo, pisar descalço na terra para descarregar aquela “energia negativa”.

Outra boa dica é criar a meta de, pelo menos uma vez por mês, visitar um novo parque. Afinal, além de você conhecer lugares diferentes, dá para realizar os exercícios físicos ao ar livre que acabamos de falar.

Finalmente, férias!

O mês de dezembro se aproxima e, com ele, muita gente comemora o início das tão sonhadas férias.

Para a maioria a folga é muito bem-vinda e festejada. Tem gente que faz até contagem regressiva. Nada como poder passear, fazer compras, viajar… Enfim, ficar de pernas para o ar, sem ter hora para acordar ou almoçar.

E isso também faz um bem danado para a saúde. Várias pesquisas, inclusive, já comprovaram forte relação entre a falta de férias e maiores riscos de ataque cardíaco, sabia?

Essa pausa é essencial para a recuperação da nossa capacidade criativa, pois protege a saúde mental e física contra doenças ligadas ao estresse, como depressão e insônia.

Recarregar as baterias e arejar o cérebro nos deixa mais capazes de enxergar novas soluções para os problemas de sempre, pois quando estamos sobrecarregados a mente começa a dar sinais de cansaço.

Nesses casos é comum buscarmos respostas para questões, às vezes, até bem simples, mas não a encontrarmos. Não conseguimos sequer concluir um projeto, por exemplo, e nem ter novas ideias ou criatividade suficiente para dar sequência a um negócio. É hora de relaxar!

Ao voltar à rotina novas perspectivas se abrem e você encontra outras possibilidades para resolver ou dar continuidade às pendências e desafios.

Por aí…

Que tal aproveitar as férias dos meses de dezembro e janeiro, que já estão chegando, para colocar em ação esses planos ao realizar uma viagem que te conecte à natureza, por exemplo?

Estudos apontam que viajar faz muito bem, pois estimula o pensamento e melhora o relacionamento com as pessoas. Esse descanso da rotina transmite sensações de relaxamento e prazer, obtidas quando vamos para algum lugar que não conhecemos.

O hábito de viajar é muito indicado para quem deseja se livrar do estresse. Além disso, vale a pena viajar com a família para melhorar o relacionamento, pois nessas ocasiões é possível criar laços afetivos que ajudam a melhorar o convívio diário.

Mas nada de levar preocupações na bagagem, pois o efeito restaurador das férias poderá ser anulado.

Viagem, natureza e a ciência da felicidade: tem tudo a ver

Aqui no blog, Flora Victoria, presidente da SBCOACHING, já falou sobre as 24 forças de caráter. Uma delas é justamente “Apreciação da beleza e da excelência”, que faz parte do grupo de virtudes chamado “Transcendência”.

Essa força significa observar e apreciar a beleza, a excelência e/ou performances talentosas em todas as esferas da vida. Entre elas, claro, está a natureza.

Além disso, para Martin Seligman, considerado o pai da Psicologia positiva, a felicidade engloba três dimensões: a vida agradável, a vida boa e a vida significativa.

  • A vida agradável diz respeito a saborearmos e apreciarmos prazeres simples, como boas companhias, a natureza e uma série de coisas que nos dão prazer. É por isso que, ao viajar, você é se torna mais feliz!
  • A vida boa é atingida quando descobrimos e aplicamos nossas forças e virtudes para tornar nossa vida melhor.
  • Já a vida significativa implica um senso mais profundo de realização, que surge quando empregamos nossas forças para alcançar um propósito maior do que nós mesmos. Essa última dimensão está ligada ao altruísmo, à contribuição, a deixarmos uma marca em nossa passagem pelo mundo.

Tudo isso se refere à nossa missão pessoal, que deve expressar nossos propósitos e direcionar nossos objetivos a fim de que vivamos uma vida com mais significado e realizações.

Gostou do artigo?

Espero que, após ler esse texto, você também esteja com aquela vontade viajar. Não se esqueça de que todos nós fazemos parte da natureza. Esteja em harmonia com ela para manter ou melhorar sua qualidade vida.

Ah… E se você já está com o destino fechado para as próximas férias, conta aqui para a gente!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda como identificar e tratar as doenças psicossomáticas

Saiba o que é resiliência e entenda como desenvolvê-la

Como identificar e prevenir o esgotamento mental

Novembro Azul: O que é, Importância, Ações e Cases

Estagnação emocional: o que é, sintomas e como superar

Estagnação mental: como sair definitivamente da estagnação?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.