Ferramentas de Coaching: Como Utilizá-las a Seu Favor?

Durante o processo de coaching no mundo corporativo, é elaborado um plano completo com início, meio e fim visando melhorias e aumento de performance. O coach funciona como uma alavanca que leva seu cliente ao ponto que ele quer chegar. Saber quais são as ferramentas de coaching é essencial, porém, mais importante ainda é saber como usá-las a seu favor.

Ferramentas de Coaching

Primeiramente, é necessário conhecer as principais ferramentas que impulsionam esse desenvolvimento, e são elas:

Psicologia Positiva: trata-se de um “braço” da ciência psicológica que explica que a felicidade humana depende bastante de pensamentos e atitudes positivas. Você precisa fazer com que seu cliente entenda que é possível ele chegar aonde pretende com a criação de metas concretas que, ao serem desenvolvidas de uma maneira positiva e que traga felicidade, auxiliam na obtenção de seus objetivos.

Patrocínio Positivo: é de extrema importância que seu cliente saiba que você está ao lado dele para ajudá-lo em seus problemas e na resolução deles, então, sempre deixe isso claro e procure manter um laço de confiança e incentivo.

Swot Pessoal: a análise SWOT é conhecida no mundo corporativo como uma maneira de reconhecer o quadro da empresa ou do produto e, a partir daí, serem feitas melhorias. O SWOT pessoal funciona da mesma maneira: você montará um quadro que mostrará quais são as habilidades, dificuldades, pontos fracos e fortes de seu cliente e a partir daí trabalhar em seu desenvolvimento.

Ferramentas de Coaching: Coaching e Sucesso
O coach funciona como uma alavanca que leva seu cliente ao ponto que ele quer chegar.

Missão e Visão: conheça seu cliente, quais são suas metas e valores, os problemas e aonde ele pretender chegar. Faça uma análise retratado toda a situação e a partir daí é que você começará a pensar no processo de desenvolvimento de seu cliente. Esse método também o ajudará a traçar melhor um plano para a resolução dos problemas e seu próprio desenvolvimento.

Rota de Ação: aqui, após conhecer seu cliente e saber de seus problemas e quais são seus objetivos, você traçará metas de curto e longo prazo para a realização do mesmo, conhecendo quais são seus pontos fracos e fortes e como potencializar suas habilidades para que ele consiga chegar aonde ele pretende.

Além dessas ferramentas, existem muitas outras que irão lhe ajudar nesse caminho que levará tanto você quanto seus clientes à realização de seus objetivos.

Para isso, procure sempre estudar as ferramentas do coaching e procurar maneiras de desenvolver sempre suas próprias técnicas. Vale ressaltar que essas ferramentas com princípios psicológicos e sociológicos, ao serem aplicadas, lhe ajudarão tanto na vida profissional e obtenção de resultados quanto na vida pessoal, ao traçar suas metas.

Lembre-se também que essas táticas são essenciais para o desenvolvimento completo de seu trabalho, desde a elaboração do processo, que é o início, passando pelo meio e fim, concluindo seu trabalho com eficiência.


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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.