O que é e como promover o flow no trabalho

Flow é uma palavra da língua inglesa que significa fluxo. É, também, um conceito da psicologia positiva de capital importância para o líder e sua empresa. O professor de psicologia Mihaly Csikszentmihalyi, que desenvolveu o conceito, o define como o modo mais poderoso de colocar as emoções a serviço da performance e do aprendizado. Segundo ele,

o flow é um estado otimizado de motivação intrínseca que contribui para o desenvolvimento de competências e a elevação da performance.

Contribui, também, para o aumento dos níveis de prazer, felicidade e bem-estar. As empresas também estão percebendo – e capitalizado – os benefícios do flow, que, aliás, já está se tornando uma força transformadora no mundo dos negócios. Grandes organizações, como Microsoft e Toyota, estão introduzindo técnicas para gerar o flow no ambiente profissional – e com isso elevar os resultados e o nível de satisfação dos funcionários.

Talvez a melhor maneira de compreender o flow seja por meio da invocação de momentos nos quais você experimentou esse estado. O flow ocorre quando, ao realizarmos determinada atividade, mergulhamos em uma sensação de foco energizado, envolvimento total e fluidez no processo de realização. É como se os limites do corpo e da mente fossem expandidos para realizar algo que é, ao mesmo tempo, desafiador e recompensador. Quando estamos em flow, as emoções não são apenas contidas e canalizadas. São, também, positivas, energizadas e alinhadas com a tarefa que estamos executando. Simultaneamente, somos tomados por uma sensação de alegria espontânea – ou até mesmo de elevação – durante a performance. O foco no que estamos fazendo é tão profundo que todo o resto parece ficar em segundo plano – nem sequer sentimos a passagem do tempo, e até mesmo necessidades fisiológicas como fome ou sede nos passam despercebidas.

A relevância do flow no ambiente profissional está, entre outros aspectos, em sua forte correlação com o desenvolvimento de competências. Quando alguém está em flow, está, também, trabalhando para desenvolver a excelência na atividade em questão. Ocorre que, para estar em flow, é necessário que o grau de desafio oferecido pela atividade seja compatível com o grau de competência atual da pessoa. O desafio estimula o desenvolvimento que competências que, por sua vez, ao se desenvolverem, exigirão um nível mais elevado de desafio para que o flow possa voltar a ocorrer.

Outro aspecto que chama a atenção para a questão do flow no ambiente profissional é o fato de, embora esse estado possa ocorrer em diferentes situações – por exemplo, praticando algum hobby ou esporte –, pesquisas revelam que sua frequência é maior no trabalho do que no tempo livre. O motivo é que, de modo geral, o trabalho propicia algumas das condições-chave para que o flow aconteça, a saber:

  • Conjunto de metas/objetivos claros e definidos;
  • Regras de performance claramente estabelecidas;
  • Desafios à altura de nossas habilidades;
  • Feedback – pode advir do fato de você saber que o trabalho foi benfeito, de indicadores preestabelecidos ou do retorno dado por um supervisor;
  • Ambiente que encoraja a concentração.

Até mesmo atividades que, para muitas pessoas, conduzem ao tédio e à apatia – por exemplo, trabalhar em uma linha de montagem – podem gerar flow. Nas atividades cujo desafio é muito baixo, o segredo consiste em aumentar por conta própria o grau de dificuldade, estabelecendo metas cada vez mais elevadas que exijam um aumento progressivo do nível de habilidades necessárias para atingi-las. Trata-se, em resumo, de um autodesafio, isto é, de desafiar a si mesmo. O autodesafio parte de perguntas como: “O que eu posso fazer para tornar essa tarefa mais interessante?”,  “Como posso utilizar minhas forças para melhorar meu desempenho?” O autodesafio pode, por si, transformar-se em uma ação intrinsecamente motivada, transmutando uma tarefa entediante em uma atividade capaz de satisfazer nosso anseio por novidades, conquistas e autodesenvolvimento – e, é claro, abrindo espaço para que o flow aconteça.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.