Como experimentar situações ótimas de fluxo (flow)?

Acredita-se que as pessoas têm, intrinsecamente, uma vontade de sair daquele mundo sem variedades.

(Por Claudia Hölter)

FLOW

Flow é um conceito criado por Mihaly Csikszentmihalyi, co-fundador do movimento chamado psicologia positiva, idealizado por Martin Seligman em 1998. A partir de extensos estudos e pesquisas, investigando e verificando a questão da motivação intrínseca, Csikszentimihalyi concluiu que “não há empreendimento capaz de fugir ao marasmo se os desafios que representa são sempre do mesmo nível”.

Como vencer os marasmos da vida?

Acredita-se que as pessoas têm, intrinsecamente, uma vontade de sair daquele mundo sem variedades, que muitas vezes impregnam as suas vidas, seu trabalho – saem em busca de novos desafios – que sejam capazes de quebrar aquela monotonia indesejável. Nesse cenário, Seligman aponta o engajamento como sendo um dos principais facilitadores na relação trabalho e flow – “engajamento está ligado a uma posição de entrega: entregar-se completamente sem se dar conta do tempo, e perder a consciência de si mesmo, durante uma atividade envolvente”.

Segundo Csikszentimihalyi, “os melhores momentos costumam ocorrer quando temos o corpo e a mente completamente empenhados em um esforço voluntário para realizar algo difícil e que valha a pena”. O propósito subjacente a essa experiência de flow está no aumento crescente da complexidade das atividades empregadas para estimular o indivíduo a aperfeiçoar suas habilidades, fazendo com que se concentre e se sinta absorvido em sua ocupação – tal como uma  situação ótima de flow.

Flow pode ser comparado a uma experiência de bem-estar produzida por uma motivação intrínseca.

Engajamento, autoconhecimento e motivação

Diante disso, podemos entender que flow pode ser comparado a uma experiência de bem-estar produzida por uma motivação intrínseca do ser e que traz não só benefícios momentâneos, mas também duradouros. No caso da experiência profissional da autora como master coach, os benefícios sociais que o trabalho de coaching  trouxe ao longo do tempo em função do networking construído com pessoas de vários níveis hierárquicos e nacionalidades diferentes, a ajudou a se relacionar melhor e mais eficazmente com as pessoas, fortalecendo, assim, sua autoestima, seus talentos e, consequente, sua satisfação com o seu trabalho.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.