Formação a distância e o mercado de trabalho

Não há limites para a busca do conhecimento. Problemas como falta de tempo e impossibilidade de deslocamento tornaram-se inconcebíveis após o surgimento, a disseminação e a popularização da Educação a Distância (EAD). Tal modalidade de ensino cresceu no conceito dos empregadores, que há alguns anos alimentavam certa desconfiança e viam com maus olhos os funcionários que tinham esse tipo de formação.

A busca pelo conhecimento é fator primordial para o mercado de trabalho nos dias atuais, e uma carreira profissional deve ser construída com bases sólidas, independentemente do modelo de aprendizado escolhido. A cada ano, o nível de confiança dos chefes está maior quanto ao desempenho das pessoas que possuem diplomas de cursos a distância. A qualidade com que eles são oferecidos contribui para a boa aceitação desse nicho na disputa por uma vaga. Por isso, é importante estar atento na hora de escolher a instituição de ensino da qual será aluno de EAD.

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Formação

As ofertas para ingressar nessa área são muitas e por isso é necessário avaliar pontos como o método de ensino das universidades ou faculdades, as tecnologias empregadas, o tipo de material didático utilizado e a forma de interação entre alunos, professores e a própria unidade educacional. Esses são alguns dos pré-requisitos que devem ser checados antes de decidir estudar e aprimorar as habilidades profissionais por meio do aprendizado a distância.

É essencial observar se as instituições são credenciadas e se os serviços oferecidos são regulamentados, reconhecidos e fiscalizados pelo Ministério da Educação (MEC). Do contrário, será bem difícil conquistar a confiança e o respeito no ambiente corporativo.

A busca pelo conhecimento é fator primordial para o mercado de trabalho
A busca pelo conhecimento é fator primordial para o mercado de trabalho nos dias atuais.

Apesar das vantagens como a facilidade de acesso aos conteúdos, flexibilidade do tempo de estudo e da carga horária, antes de optar por esse método de ensino é fundamental fazer uma autoavaliação e se questionar se tem condições de frequentar e aprender durante as aulas não presenciais. Disciplina, determinação, afinco, foco e força de vontade devem integrar o perfil comportamental de quem escolhe esse tipo de formação. Possuindo essas características, pode-se vislumbrar o sucesso ao fim do período de estudo.

A ampliação do número de pessoas que preferem os ambientes virtuais para aprender fez com que acontecesse um crescimento desenfreado de cursos de EAD, gerando desconfiança nos empregadores com relação à qualidade do ensinamento disponibilizado. Até instituições conceituadas podem ser deficientes nesse ramo, que ainda é considerado novo. Por isso, pesquisar e buscar referências sólidas sobre a conceituação das escolas tem grande importância, pois evita frustrações e dissabores futuros.

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.