Como formar mão de obra especializada

Para que uma empresa seja cada vez mais eficiente e, por consequência, mais competitiva, é fundamental especializar o quadro de pessoal. Organizações de grande ou pequeno porte devem estabelecer um conceito de treinamento e implantar processos de capacitação dos colaboradores na mão de obra especializada, pois a qualidade da mão de obra é uma das principais causas do sucesso ou fracasso do negócio.

O alcance de metas e os resultados positivos vêm para as corporações que possuem servidores satisfeitos, aptos a resolver problemas e de perfil compatível com os interesses e necessidades do ofício e da mão de obra especializada. As próprias empresas podem ajudar os funcionários no desenvolvimento destas e de outras habilidades durante a carreira profissional.



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Confira uma lista com etapas importantes para a formação de recursos humanos:

Recrutamento: Em primeiro lugar, deve-se estruturar um plano de seleção bastante efetivo, a fim de escolher candidatos que unam conhecimentos técnicos e boas atitudes comportamentais. Dedique tempo suficiente para conseguir entrevistar um maior número de aspirantes à vaga e não decida antes de ter ao menos dois postulantes que cubram o perfil predefinido para cada atividade.

Aprendizagem contínua: não basta promover uma capacitação oficial. É preciso que haja continuidade, reciclagem e aperfeiçoamento. Estas ações devem ser constantes, para que os empregados estejam alinhados e preparados para atender às expectativas do público. É ideal criar um cronograma de exercícios anuais. Também é importante saber como montar um treinamento motivacional, pois o ânimo dos servidores é outro fator determinante para o crescimento organizacional.

empresário reunião
Além de bem treinado, o grupo precisa contar com conhecimentos específicos e direcionados.

Seguimento: oferecer os melhores cursos ministrados por profissionais renomados não será suficiente se não existir acompanhamento de desempenho. Os trabalhadores também necessitam de estímulo e elogios. É indispensável aconselhar ou orientá-los novamente.

Serviço especializado: além de bem treinado, o grupo precisa contar com conhecimentos específicos e direcionados. Ter cursos de pós-graduação no currículo pode ser um requisito na hora da contratação. A firma ainda tem a opção de ofertar estas aulas internamente.

Qualificação geral: negócios que querem vencer a concorrência não podem pensar em investir apenas numa determinada faixa de funcionários. É necessário preparar desde o empregado mais simples até o mais alto gerente. O trabalho em equipe depende de todos.

Capacitar pessoal é um investimento com retorno garantido para a corporação, influenciando significativamente os resultados e o crescimento. A mão de obra qualificada, aliada à motivação e comprometimento, é fator primordial para que empresas de variados segmentos atinjam padrões de excelência em desempenho e alta lucratividade.

Aumentar o nível de conhecimento dos colaboradores também os auxilia a compreender bem as particularidades da firma, o que contribui no alcance dos objetivos. De outro lado, funcionários mais habilitados têm melhores remunerações, o que movimenta a economia local.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.