O Futuro do Coaching – O que esperar?

Resumidamente coaching é um processo que visa contribuir para a ampliação da performance pessoal e profissional de um indivíduo ou de uma equipe. Esse objetivo é atingido a partir de uma série de conceitos, questionamentos incisivos e técnicas de desenvolvimento humano passadas pelo coach (profissional) ao coachee (cliente), para que este melhore suas competências profissionais e pessoais. Com foco no futuro, o método visa levar o coachee do ponto em que ele está até a sua meta.

A evolução do conceito

O termo coaching tem origem na palavra inglesa coach, que significa carruagem, por isso, associa-se o processo à ideia de transporte de um lugar a outro. Coaching também pode ser traduzido como treinamento, o que também faz sentido já que, por volta de 1830, coach era o nome dado aos tutores na Universidade de Oxford e, mais tarde, tornou-se a designação dos treinadores esportistas. Hoje a expressão é usada para indicar o profissional capaz de instigar e orientar o desenvolvimento humano em variados campos.

O fundamento científico

O processo está pautado em várias vertentes científicas, como Sociologia, Psicologia e Neurociência, e o papel do coach segue uma metodologia específica, dividida em quatro passos básicos:

1) Auxiliar o coachee a compreender e alinhar as próprias metas.

2) Encorajá-lo a conhecer-se melhor e a potencializar capacidades, bem como descobrir novos talentos.

3) Identificar as estratégias e soluções desenvolvidas pelo próprio cliente.

4) Exigir o comprometimento do coachee com o processo e acompanhá-lo com seriedade.

Diferentemente de um psicólogo ou terapeuta, o coach não tem a pretensão de aprofundar-se nas origens dos problemas enfrentados pelo cliente, mas sim nos objetivos a serem atingidos, visando à elaboração de metas e planos de ação efetivos.

A popularidade do método

Por mostrar-se muito eficaz, o coaching tem-se tornado cada vez mais popular e já é utilizado como artifício para a obtenção de bons resultados em diferentes áreas, como emagrecimento, saúde, relacionamento, finanças e carreira.

Cada vez mais comum no ambiente corporativo, o procedimento tem sido muito requisitado por executivos para o desenvolvimento de gestões mais eficazes e para a criação de equipes de alta performance, com o intuito de ampliar a produtividade e consequentemente as vantagens competitivas das organizações.

Credibilidade ameaçada

Com a alta demanda, o setor se mostra muito atrativo e o número de cursos de coaching tem crescido bastante. O problema é que nem sempre as instituições estão preparadas para formar bons coaches, e os profissionais que saem delas não estão aptos a aplicar as técnicas com eficiência. Isso, muitas vezes, diminui a credibilidade do processo e das instituições que trabalham de forma séria.

O coaching precisa de uma estrutura eficiente e cientificamente embasada para perpetuar-se.

O futuro do processo

Hoje, no mercado de coaching, existem algumas instituições e profissionais que não estão prontos para colocar em prática tal processo de aperfeiçoamento pessoal e profissional. Para manter-se credível, o processo precisa ser subsidiado por instituições reconhecidamente habilitadas para formar novos coaches, que disponham de cursos completos e de profissionais preparados para trabalhar as competências de indivíduos e de equipes. O coaching precisa de uma estrutura eficiente e cientificamente embasada para perpetuar-se.

Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Coaching é o melhor destino para quem procura um local verdadeiramente capacitado. Reconhecida internacionalmente, a SBCoaching é líder e pioneira nessa área no Brasil e se destaca por seu compromisso com a qualidade, sendo responsável pela formação de mais de 10.000 coaches.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Marketing para coaches: alavanque sua autoridade no mercado

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.