Geração Y está ficando velha?

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Os indivíduos desse grupo, têm como características marcantes a energia, a ousadia e a curiosidade.

Por algum tempo, o mercado andou um pouco assustado com a chamada geração Y. Sucessora da X, a Y é formada por pessoas nascidas após 1980 (ou em meados da década de 70) até meados da década de 90, que se desenvolveram em meio a um mundo repleto de aparatos tecnológicos e prosperidade econômica.

Os indivíduos desse grupo, também conhecido como geração do milênio ou da internet, têm como características marcantes a energia, a ousadia e a curiosidade. Tais características são refletidas diretamente no modo de trabalho dos millenials (termo usado para nomear os que fazem parte da Geração Y). Se bem direcionado, o jovem pode alcançar um rápido desenvolvimento por meio da experiência. São conhecidos por quebrarem paradigmas e promoverem grandes mudanças no mundo dos negócios, em que as empresas buscam cada vez mais inovações diante da competitividade do mercado.

 

Com o passar dos anos, a geração Y está ficando velha e passa agora pela “síndrome do irmão do meio”, pois já não é mais o irmão caçula (já que a Z tomou o seu lugar). Ela não é mais formada pelos mais novos do departamento. A ansiedade pelo reconhecimento merecido e pelo sucesso avassalador também está desaparecendo. Mesmo assim, ainda é possível perceber algumas características desse grupo que permanecem no mundo corporativo, pois de certa forma, conseguiram modificá-lo.

A mudança frequente de empregos no início da carreira é uma dessas características, o jovem procura o cargo ideal, no qual ele possa ficar por vários anos. A busca pela qualidade de vida, pelo equilíbrio entre as horas de trabalho e os momentos de lazer ainda pode ser fortemente observada. Porém os millenials sofrem agora por não terem admitido, por muitas vezes, sua imaturidade. Argumentos pouco estruturados, pouca experiência, abandono de oportunidades sem sequer entender os próprios motivos e prever as consequências são situações que comprovam a impetuosidade da geração da internet.

Cabe a cada indivíduo explorar suas próprias particularidades, buscando a melhor estratégia para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

De agora em diante, o risco dos jovens se tornarem “caretas” é cada vez maior e os aterroriza, uma vez que eles não são mais tão jovens assim. Na realidade, esse é o ciclo natural da mudança das gerações. No primeiro momento, as ideias e atitudes transgressoras estão fervilhando. Em seguida, inúmeras críticas são propostas ao modelo. Por fim, a geração posterior absorve o conceito mais brando que o ideal criado anteriormente. De fato, cabe a cada indivíduo explorar suas próprias particularidades, buscando a melhor estratégia para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.