Como ser um bom gerente

Ser gerente é muito mais do que conduzir um negócio. É ter a capacidade de descobrir e aproveitar os pontos fortes de cada colaborador. Entre as funções que esse líder acumula, estão a coordenação e motivação de equipe, geração de receita, gestão de processos internos, delegação e supervisão de tarefas e condução de reuniões. No entanto, se fosse para resumir todas essas habilidades profissionais em apenas uma, seria a de assegurar o bom desenvolvimento da empresa.

O gerenciamento é um processo criado para viabilizar o alcance de resultados, por meio da execução de tarefas no tempo correto. Por isso, cabe a esse profissional fazer o melhor uso possível das competências pessoais de cada membro da equipe e dos recursos materiais e financeiros disponíveis.



Motivação e liderança no trabalho e facilidade de comunicação são algumas características essenciais para um gerente. Além de ter estas aptidões natas, um bom administrador precisa saber lidar com conflitos e descentralizar a liderança, dividindo as tarefas entre os funcionários. Desta forma, é possível otimizar o tempo, desenvolver novos líderes e manter os trabalhadores empenhados e satisfeitos com o emprego.

Confira outras dicas de como ser um bom gerente:

Mantenha-se comprometido: trabalhar com empenho e ética garante respeito e influência junto à equipe.

Ouça e oriente: escute com atenção as opiniões e os questionamentos dos seus colaboradores, assim poderá avaliar todos os pontos colocados e orientar cada profissional da melhor forma possível.

Seja compreensivo: entenda o grupo, os valores pessoais, as dificuldades e as dúvidas existentes. Isso irá contribuir para o crescimento da empresa e de todos os trabalhadores.

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Escute com atenção as opiniões e os questionamentos dos seus colaboradores.

Persista: não se deixe abater diante das dificuldades e insista para que as metas idealizadas sejam alcançadas.

Compartilhe: dúvidas, medos, certezas, angústias, pressões, crises e vitórias devem ser divididas com toda a equipe. Isso demonstra que você realmente reconhece seus liderados como um time.

Pratique o feedback: um bom chefe precisa saber dar respostas que ajudem no desenvolvimento do negócio e ser compreensivo diante das críticas.

Inove: busque mudar a maneira de executar as atividades. Dessa forma, as tarefas não viram rotina e continuam a atrair a atenção dos subordinados, que terão mais vontade de realizá-las.

Moderação: saber medir a pressão relativa aos resultados é uma atitude muito positiva. O gestor deve impor o ritmo do trabalho, mas também prezar pela segurança e saúde de cada colaborador. O bom senso deve determinar quando é preciso cobrar mais.

Planeje: projetar as ações a serem executadas durante o dia, a semana e o mês auxilia na organização do expediente e no alcance de metas.

Conheça as falhas: identifique as dificuldades dos trabalhadores e as tarefas não realizadas. Assim, fica mais fácil buscar alternativas para atingir os melhores resultados.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.