Gestão do Conhecimento – uma boa vantagem competitiva


Manter uma empresa sólida e lucrativa num mercado cada vez mais competitivo e inovador não é uma tarefa simples. Para atingir esse objetivo é preciso saber usar todo o capital intelectual em favor da organização, a fim de gerar novos conhecimentos e assegurar o desenvolvimento do negócio. Esse é um dos princípios da Gestão do Conhecimento, ou seja, entender e disseminar conceitos e técnicas capazes de tornar o empreendimento mais eficiente, produtivo e competitivo.
As empresas que adotam esse tipo de gestão e utilizam suas ferramentas conseguem inovar e manter o conhecimento gerado dentro da organização em sintonia com as metas a serem atingidas. Mais especificamente, o objetivo é identificar quais conhecimentos existentes na companhia são relevantes para o bom funcionamento do negócio e impedir que conceitos de gestão e práticas indesejáveis prejudiquem o desempenho de todo o empreendimento.

 

Para isso, não basta sistematizar processos ou estabelecer procedimentos padrões, gravando e anotando o que e como os funcionários desenvolvem suas atividades. É necessário ampliar os espaços e mecanismos que auxiliam a circulação, a perpetuação e o crescimento do saber dentro da empresa.
Conheça algumas medidas que tornam a Gestão do Conhecimento mais efetiva e eficaz:

Criar ambientes de aprendizado

Incentivar os profissionais de diversas áreas e funções a trocar experiências enriquece o capital intelectual da organização com um todo, pois promove um ciclo de colaboração entre os funcionários e contribui para o surgimento de ideias voltadas à solução de problemas internos.

Desenvolver e manter um portal corporativo

Empresas de grande porte ou internacionais podem utilizar essa ferramenta tecnológica para encurtar distâncias entre os colaboradores que desejam dividir ideias e boas práticas para o cotidiano de trabalho, melhorando a comunicação entre as áreas e criando um ambiente integrado, que faz o indivíduo enxergar o resultado de sua atuação e sentir-se parte de um todo.

Estabelecer uma Universidade Corporativa

A finalidade principal é o desenvolvimento pessoal e profissional contínuo. Dentro da universidade, que pode ser um programa ou mesmo um espaço físico, os funcionários podem receber treinamentos, desenvolver pesquisas e contribuir para a inovação da organização. Assim, eles percebem que suas funções vão além de atender às expectativas de uma vaga de emprego.

Incentivar os profissionais de diversas áreas e funções a trocar experiências enriquece o capital intelectual da organização com um todo.

Mapear os processos internos

Por meio de uma sistematização dos processos os colaboradores conseguem ter uma visão integral da empresa e dos seus mecanismos, isso contribui para a eficiência dos procedimentos e para a redução dos custos.

Manter um programa de coaching

Iniciativas como essas aproximam as lideranças internas de alto escalão dos profissionais com potencial para assumir posições de destaque no futuro, cooperando para o direcionamento de suas carreiras.
Em suma, a Gestão do Conhecimento faz o ambiente de trabalho ser mais colaborativo, criativo e eficiente e, desse modo, colabora para o sucesso da organização.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Skills de hoje e do futuro

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.