O que é Gestão Sistêmica e como ela funciona no empreendedorismo

O negócio analisado como um sistema unificado, no qual diversas áreas trabalham em conjunto e devem ser vistas como partes de um todo.

Gestão e Empreendedorismo

Os empreendedores possuem características fundamentais para o sucesso de uma organização, como criatividade, persistência, visão de futuro e capacidade para encarar as mudanças, trabalhar sob pressão e tomar boas decisões. Porém, além de todas essas habilidades, o empreendedorismo exige a adoção de uma gestão sistêmica, a fim de que o negócio seja analisado como um sistema unificado, no qual diversas áreas trabalham em conjunto e devem ser vistas como partes de um todo.

Quem não se preocupa em aprimorar a gestão dos negócios está sujeito a perder mercado para as organizações concorrentes e, até mesmo, a fechar a empresa. Identificar os pontos fortes e fracos e as oportunidades de crescimento do negócio é a melhor forma de reverter essa possível situação. Além disso, a experiência e o conhecimento do gestor são fatores fundamentais para o desenvolvimento de uma administração eficiente.

 

No cenário atual, em que a competitividade é muito acirrada, a informação é um dos pontos chaves para todo empreendedor que deseja ser bem-sucedido, principalmente para aqueles que dependem da tecnologia. Todo dia surgem novas pesquisas e novos produtos que pretendem revolucionar o mercado, e estar sempre atento a essas mudanças é uma das maneiras de colocar-se um passo a frente da concorrência.

Vale ressaltar ainda que todo gestor deve possuir algumas premissas, como:

  • buscar a melhoria contínua nos produtos e processos da organização;
  • preocupar-se com a opinião dos clientes e dos funcionários;
  • elaborar um planejamento estratégico;
  • estabelecer metas e objetivos bem definidos e alcançáveis;
  • saber controlar as finanças.

A principal vantagem da gestão sistêmica está na evolução da organização como um todo. Muitas empresas demonstram grande preocupação com o setor financeiro e, por isso, mantêm a administração centralizada apenas nessa área. Outras realizam uma administração integrada, buscando a excelência em todos os setores da organização para evoluir em todos os aspectos.

outsoursing
Integrar todos os departamentos de uma companhia é uma tarefa desafiadora, que exige um bom gestor e uma equipe bem preparada.

Integrar todos os departamentos de uma companhia é uma tarefa desafiadora, que exige um bom gestor e uma equipe bem preparada, motivada e pronta para atuar em conjunto. Quem adota esse tipo de gestão consegue atingir um melhor desempenho financeiro e vê a administração evoluir como um todo, de modo sistêmico, integrado e capaz de garantir o sucesso completo do empreendimento.

E engana-se quem pensa que esse estilo de gestão deve ser praticado apenas pelas grandes empresas. Na realidade, quanto mais cedo o método é implantado, ou seja, logo no início do negócio, mais simples se torna a sistematização e maior é a probabilidade de a organização firmar-se no mercado.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Skills de hoje e do futuro

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

O papel do feeling no mundo corporativo

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.