Graduação e o Mercado de Trabalho

Após alguns anos de dedicação aos estudos e ao curso escolhido você pode considerar-se um profissional habilitado a ocupar uma vaga no mercado de trabalho, porém, nem sempre as empresas têm essa mesma visão dos recém-formados. Hoje em dia, as corporações exigem muito mais que um diploma universitário e boas notas. Elas querem incluir em sua equipe apenas os profissionais com as melhores habilidades, conhecimentos técnicos e práticos e responsabilidade social.

Graduação: É preciso complementar sua formação 

Dentro da faculdade você aprendeu a conviver e a trabalhar em grupo, conheceu técnicas e principalmente desenvolveu a capacidade de raciocinar para ir além das informações recebidas. Todas essas habilidades são importantes e serão necessárias para sair-se bem em seu campo de atuação, todavia, é preciso empenhar-se para ser o profissional ideal para uma empresa. Confira o que fazer para ampliar suas oportunidades de conseguir um bom emprego:

  • Aproveite o período de estudos para desenvolver ao máximo essas competências. Busque cursos extras e estágios para obter novos conhecimentos e experiências.
  • Forme uma rede de contatos profissionais. Um bom networking é extremamente útil na hora de buscar o primeiro emprego.
  • Amplie seus conhecimentos culturais. Estudar temas que não são da sua área ajuda a ser um profissional mais flexível.
  • Aprenda outro idioma. Dominar uma língua estrangeira, como o inglês, é essencial em razão do crescimento das empresas multinacionais e da constante troca de informações em nível global.

E como adquirir experiência?

Algumas habilidades exigidas pelo mercado são desenvolvidas apenas na prática, como a capacidade de negociação, a desenvoltura para expor suas ideias em público, a liderança para gerir equipes e a inteligência emocional para lidar com os colegas de trabalho.

Graduação e o Mercado de Trabalho - desenvolver novas habilidades
Durante a faculdade é possível colocar os conhecimentos adquiridos em prática, por meio de projetos voluntários ou estágios

Durante a faculdade você pode aperfeiçoar essas competências participando de uma Empresa Júnior (empreendimentos subsidiados pela universidade) ou prestando serviço voluntário na sua área de graduação a uma organização sem fins lucrativos.  Colocar os conhecimentos adquiridos na sala de aula em prática é essencial para que o recém-formado sinta-se mais confiante e tenha clareza de seu potencial.

Outra maneira muito eficiente de desenvolver tais aptidões e ter contato direto com o mercado é realizar um estágio, mesmo que a atividade não seja remunerada. Quase todas as grandes empresas contratam jovens por meio de estágios, a fim de treinar o estudante de acordo com a cultura organizacional, contando com a possibilidade de adicioná-lo ao quadro de funcionários, posteriormente, de acordo com o desempenho desse novo profissional.

Coaching é um grande aliado

O método de desenvolvimento pessoal e profissional é uma excelente ferramenta para ampliar competências e potencializar habilidades, o que contribui bastante para a conquista do primeiro emprego.

 

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.