Grande decisão: o que é, exemplos e como agir diante de uma

grande decisao o que e exemplos como agir diante uma

Você já tomou uma grande decisão?

É provável que sim, não é mesmo? E o que sentiu? Foi um processo árduo ou você tirou de letra?

As decisões estão mais presentes em nossa vida do que imaginamos. Sem nos darmos conta, fazemos diversas escolhas durante o dia.

Mas, neste artigo, abordaremos aquelas decisões que exigem um pouco mais de empenho e são capazes de provocar grandes transformações.

Acompanhe o texto para saber mais e aprenda como agir diante dessas situações.

O que é uma grande decisão?

grande decisao o que e uma

Provavelmente, um termo que estamos mais habituados, principalmente no ambiente organizacional, seja a tomada de decisão.

A expressão representa um processo cognitivo. 

Na prática, portanto, trata-se de fazer uma escolha em meio a várias alternativas. Ou seja, a ação de realizar um julgamento e definir uma opção.

Com essa contextualização, podemos entrar, efetivamente, no assunto do artigo: a grande decisão.

Afinal, somos movidos a escolhas e as fazemos diariamente. Entretanto, nem todas as decisões são relevantes.

Algumas são responsáveis por resultados expressivos e refletem em mudanças significativas em nossas vidas.

Sendo assim, uma grande decisão pode ser entendida como uma escolha que tem impacto considerável.

Exemplos de grandes decisões

grande decisao exemplos

Uma grande decisão pode ser restrita a cada indivíduo. Depende da percepção e da importância que ele atribui a determinado assunto.

Contudo, existem algumas grandes decisões, relacionadas ao âmbito pessoal e profissional, que são comuns à maioria dos seres humanos.

São elas:

  • Seguir uma profissão
  • Mudar de carreira
  • Pedir demissão
  • Comprar ou alugar um imóvel
  • Casar
  • Ter filhos.

Talvez, você já tenha se deparado com todos esses momentos. Mas, ainda assim, é importante saber que novas grandes decisões podem surgir. 

Portanto, para saber como lidar diante dessas ocasiões de uma forma mais tranquila e favorável, veja o tópico a seguir.

Como agir diante de uma grande decisão

grande decisao como agir diante

As grandes decisões costumam gerar muitas dúvidas. 

É compreensível que exista o medo de fazer escolhas erradas e fracassar.

Mas, uma análise simples pode ajudar a direcionar as resoluções.

Antes de grandes decisões, reflita sobre as vantagens das opções. Qual delas é mais positiva? Ela está de acordo com o seu verdadeiro propósito?

Tente não avaliar apenas as circunstâncias atuais. Pense na relação desta decisão com outras questões importantes.

Tenha cuidado com a impulsividade. Não tome decisões no calor do momento.

Nos negócios, muitas vezes, não há a possibilidade de se aprofundar nesse processo, sobretudo, quando existe a necessidade de agir rapidamente.

Nesses casos, procure se antecipar às escolhas. Algumas delas são frequentes e, se você fizer um acompanhamento, com indicadores do trabalho, por exemplo, fica mais fácil se basear nos dados e informações existentes.

Consulte ainda um especialista. Se você é líder e tem uma pessoa na sua equipe mais familiarizada com determinado assunto, pergunte a ela.

Como desenvolver competências relacionadas à tomada de decisão

grande decisao como desenvolver competencias relacionadas tomada

Você viu no artigo algumas dicas de como agir diante de grandes decisões.

Seguir as recomendações pode ajudar você a ser mais assertivo.

Entretanto, algumas pessoas têm mais facilidade de realizar escolhas. Isso porque possuem habilidades comportamentais fundamentais nesse processo.

A inteligência emocional é uma delas. As emoções interferem no senso de razão. Por isso, é importante aprender a controlá-las.

O coaching, metodologia voltada ao crescimento pessoal e profissional, pode contribuir com o desenvolvimento dessa e de outras competências. 

A partir de estímulos que fomentam o autoconhecimento, são identificadas características que precisam ser trabalhadas e aprimoradas.

E, então, preparado para tomar uma grande decisão? Deixe a sua opinião sobre o assunto e compartilhe o artigo.

Também visite o site da SBCoaching para saber mais e, se desejar, faça contato conosco.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Motivos para você não se tornar um coach no Brasil!

Positive Coaching: você precisa saber como funciona

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Recolocação profissional: confira 10 dicas para conquistá-la

Qual a sua meta? Defina onde você quer chegar!

Potencialize suas competências e alcance resultados extraordinários

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.