Guia do currículo – Como elaborar um currículo perfeito?

Preparar um bom currículo é o primeiro passo para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Independentemente do cargo pretendido, apresentar as informações corretas e de maneira clara e objetiva é fundamental para aumentar as chances de conseguir um emprego.
As empresas recebem inúmeros currículos todos os dias e o que faz um deles diferenciar-se dos demais não é o tipo de papel, uma foto inusitada ou uma fonte cheia de detalhes. O que faz a diferença é o conteúdo e a maneira como ele é apresentado.


Ao ler o documento, o recrutador quer ter uma ideia do perfil profissional do candidato: suas habilidades, experiências, nível de conhecimento, interesses, entre outros detalhes. É por isso que o currículo deve ser algo bastante original. Preencher modelos pré-formatados é um erro, pois podem deixar de fora características importantes, capazes de destacar o indivíduo dos demais concorrentes. Versões prontas servem de inspiração e nada mais.
Na hora de organizar os dados é fundamental pensar no selecionador. Ele tem a tarefa de analisar uma pilha de currículos muito parecidos e certamente o que ele necessita é que as informações sejam relevantes, objetivas, claras e apresentadas com uma formatação que não seja cansativa.
Confira algumas dicas para elaborar um currículo perfeito:
– Use papel de qualidade, em formato A4, branco e sem relevo.
– Evite molduras, bordas e imagens, afinal, é um documento formal e não um panfleto publicitário.
– Acrescente foto apenas se for uma exigência da empresa.
– A fonte deve ser preta e simples. Escolha Times New Roman, Verdana ou Arial.

curriculum para vaga de emprego
Todas as carreiras profissionais de sucesso começam com esse pequeno passo: elaborar um bom currículo.

– O tamanho da letra pode variar de 10 a 12. Se for menor, cansa a visão, e maior, parece que o candidato quer “esticar” as informações sobre sua carreira profissional.
– Escreva corretamente. Isso não significa ter que usar linguagem rebuscada, mas formal, seguindo as regras gramaticais e ortográficas.
– Depois do documento pronto, releia e passe o texto pelo menos por um corretor ortográfico online. Jamais entregue um currículo com erros.
– Tente resumir tudo numa única folha e não ultrapasse o limite de duas páginas. O selecionador não tem tempo de sobra e certamente descartará os currículos extensos.
Todas as carreiras profissionais de sucesso começam com esse pequeno passo: elaborar um bom currículo. Seguindo essas dicas, você certamente terá mais oportunidades de conquistar um espaço no mercado.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Skills de hoje e do futuro

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.