GUIA DO E-MAIL CORPORATIVO

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Rápido e prático, ele garante agilidade na troca de mensagens e no envio de arquivos.

E-MAIL CORPORATIVO

O e-mail é um dos meios de comunicação mais utilizados no ambiente de trabalho. Rápido e prático, ele garante agilidade na troca de mensagens e no envio de arquivos, mantendo todas as conversas e solicitações de serviço armazenadas de modo ordenado e seguro. Uma caixa de entrada bem organizada simplifica a visualização de e-mail corporativo importantes, possibilita a exclusão do que não é relevante e evita equívocos.

Todavia, para usufruir dessas vantagens, é preciso saber usá-lo de maneira eficiente. Do contrário, o que deveria ser uma ferramenta capaz de otimizar o dia a dia corporativo, transforma-se numa armadilha repleta de distrações responsáveis por diminuir a produtividade do colaborador.

Confira algumas dicas de como usar seu e-mail corporativo de maneira eficaz:

Confira as mensagens assim que chegar ao trabalho

Checar o email corporativo logo no início do expediente evita que você realize trabalhos desnecessários e ajuda a estabelecer as prioridades do dia mais facilmente.

Estabeleça um prazo de resposta

Não se preocupe em responder imediatamente, a regra principal é enviar um parecer até o fim do mesmo dia e, se o assunto for urgente, o melhor é usar o telefone.

Avalie a necessidade de resposta

Lembre-se de que o tempo é valioso, então, responda somente o que de fato exige um parecer. Isso evita a troca desnecessária de e-mails. Mande cópias apenas para quem precisa mesmo receber o conteúdo. Usar muitos destinatários pode gerar uma grande quantidade de respostas.

Arquive tudo o que já foi resolvido

Com essa ação você deixa a caixa de entrada livre e não confunde as mensagens. Criar pastas é mais uma atitude que ajuda a manter as conversas em ordem. Os marcadores também são um excelente recurso na hora de separar e procurar email corporativo.

Tenha cuidado ao escrever

Um e-mail profissional é um documento e, por isso, precisa ser formal. A mensagem ficará registrada e provavelmente será vista por várias pessoas da corporação, então deve ser bem redigida. Ao escrever, seja claro, objetivo, conciso e cordial. Não se esqueça de usar “bom dia”, “prezado (a)”, “atenciosamente”, entre outras.

Caso o assunto exija um texto longo, tente usar tópicos e marcadores para segmentar melhor o assunto e facilitar a leitura. Mais uma dica é inserir o destinatário somente depois de terminar o e-mail para evitar que a mensagem seja encaminhada pela metade.

e-mails trabalho
Um e-mail profissional é um documento e, por isso, precisa ser formal.

Separe o pessoal do profissional

Assim, você evita distrações enquanto confere os e-mails de trabalho, não sobrecarrega sua caixa de entrada e não expõe o e-mail corporativo a vírus.

Seguindo essas dicas, você otimiza seu tempo no trabalho e garante melhores oportunidades para a sua carreira profissional.

 

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.