História do coaching

como ter um negocio bem sucedido como coach o que e para empreendedores

Apesar de o termo existir desde o século 18, acredita-se que o processo de coaching, como o conhecemos hoje, começou realmente nos anos 50, quando a palavra foi usada pela primeira vez para designar um método de gerenciamento de pessoas. Porém, somente em 1960, na cidade de Nova York, a expressão foi utilizada dentro de um programa educacional para caracterizar habilidades de coordenação de conflitos profissionais e pessoais nos negócios. O coaching ganhou mais força a partir da década de 80 no âmbito executivo, passando a designar programas de liderança voltados ao desenvolvimento no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

Os fundamentos do coaching

Alguns modelos teóricos ganharam destaque e influência dentro da história do coaching, desde seu início até agora. Conheça melhor alguns deles:

Coaching Comportamental – É o coaching voltado para o gerenciamento humano. O modelo utiliza como base a afirmação de que todo comportamento gera consequências positivas ou negativas para o indivíduo e para as pessoas ao seu redor.

Coaching Apreciativo – Este modelo se baseia no conceito de Investigação Apreciativa, criado nos anos 80. Sua premissa é desenvolver os pontos fortes do coachee e estabelecer uma rotina focada em pontos positivos de sua vida profissional e pessoal.

Coaching Reflexivo – O coaching reflexivo busca ampliar a interpretação da realidade de cada indivíduo, abrindo para ele um novo leque de reações, atitudes e soluções. É um modelo de gerenciamento que estimula a mudança e a capacidade de reflexão.

Coaching Cognitivo – Trata-se de um processo voltado para a maneira como pensamos. A ideia é que, ao compreender melhor sua forma de processar o conhecimento, o coachee é capaz de fazer melhorias significativas em sua rotina.

Coaching Observacional – Esse é um modelo caracterizado pela rapidez e agilidade, no qual o coach analisa o comportamento do cliente, questiona e dá respostas a respeito dos problemas encontrados.

Psicologia positiva aplicada ao coaching – A psicologia positiva aplicada ao coaching estimula os pontos fortes do coachee para criar um melhor ambiente emocional e de sucesso.

Evidence based coaching – É o modelo baseado exclusivamente em evidências e resultados comprovados cientificamente. O coaching baseado em evidências é o fundamento principal dos treinamentos da SBCoaching.

A importância do conhecimento

O coaching está entre as profissões que mais crescem atualmente no mundo, o que reflete a necessidade existente no mercado de métodos de gerenciamento baseados em treinamento e eficiência.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Aprenda a viver 100% de coaching: guia completo

Marketing para coaches: alavanque sua autoridade no mercado

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.