Horário de verão pode ser prejudicial à saúde?

A ideia de escrever este artigo veio através de um amigo que me ligou sugerindo o tema.
Acatei de imediato a sugestão interessada em me aprofundar mais e descobrir como essa mudança no relógio pode afetar a vida das pessoas.

Horário de Verão

Cliquei no amigo de todas as horas, o Google e, assim, iniciei minha pesquisa. Achei que a criação do horário de verão fosse uma coisa recente e qual não foi minha surpresa quando descobri que o criador do horário de verão foi Benjamin Franklin, no ano de 1784. Afinal aquele gênio fazia tantas coisas que, literalmente, precisava de mais algum tempo diário de iluminação para dar cabo de ao menos de boa parte de seus afazeres. Vale lembrar que naquela época não havia luz elétrica.

Benjamim Franklin constatou que em determinados meses do ano o sol nascia antes que a maioria das pessoas acordasse e o adiantamento do relógio em uma hora permitiria que tirassem maior proveito do período diurno havendo também uma diminuição do consumo de velas, que era altíssimo. Podemos trazer isto para o dia de hoje onde esse horário permite uma redução significativa na geração e consumo de energia elétrica. Porém, na época, a ideia não foi bem aceita e não foi aplicada nos Estados Unidos.

Atualmente cerca de trinta países utilizam o horário de verão. Aqui no Brasil esta inovação foi implantada pela primeira vez em 1931. Mas também não vingou. Até que em 1985 devido a uma forte queda no nível de água  dos reservatórios das hidrelétricas, o horário de verão voltou a ser utilizado e continua até hoje.

E como fica o nosso relógio biológico com essa mudança? E quais as consequências em nossa saúde como um todo, ou seja, física e emocional? Que tipo de transtornos psicológicos pode surgir?

Acordamos uma hora mais cedo e para alguns isso faz uma enorme diferença. Há pessoas se queixam de sonolência, irritabilidade, dificuldade de concentração, dor de cabeça, cansaço, mudança nos hábitos alimentares, etc, ou seja, as mesmas queixas dos insones ou de pessoas que sofrem com as mudanças de fuso horários em viagens de avião.

Pessoalmente gosto do horário de verão porque o dia fica mais longo, podendo ser mais bem aproveitado, mas este ano percebi que algumas funções ficaram um pouco desajustadas no início e que este início está um pouco mais longo do que em outros anos. O que me leva a crer que já gostei mais do horário de verão do que hoje, acho que com a idade há uma sensibilidade maior nessa mudança. Será? Não pesquisei, mas acredito que os adolescentes também sintam bastante…

Horário de verão pode ser prejudicial à saúde? - Benjamin Franklin inventor
Benjamin Franklin: o grande inventor americano foi pioneiro ao pensar o horário de verão como benefício à economia

Em minhas pesquisas enquanto escrevia o meu livro sobre sono – Durma bem e acorde para a vida – fui surpreendida em como a qualidade do sono é fundamental já que é nesse período que hormônios importantes cumprem a sua função e, se temos um sono com interrupções ou dormimos menos horas do que o necessário, esses hormônios muitas vezes não são liberados em quantidades suficientes o que acarreta danos a nossa saúde.

Outro problema é que nas regiões onde o horário de verão é implementado as pessoas saem ainda no escuro para o trabalho ou estudo, o que pode ocasionar medo que gera ansiedade e estresse.

De qualquer forma não adianta ficarmos reclamando porque não vamos conseguir mudar isso, visto que a cada dia se torna mais urgente reduzir o nível do consumo de energia. O que podemos e devemos fazer é encontrar formas de minimizar ou mesmo evitar os possíveis danos. Vamos precisar fazer alguns ajustes na nossa rotina diária como, por exemplo, dormir um pouco mais cedo, no início deixar a claridade entrar pela janela ao amanhecer e usar nossa imaginação para nos beneficiarmos desse tempo a mais com luz em nosso dia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Desenvolvimento de carreira: saiba como o coaching pode te ajudar

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Como viver de coaching?

Coaching Generativo: O que é, Como Funciona e Como Aplicar

5 passos de como construir um negócio milionário em coaching

6 passos de como ter um negócio bem-sucedido como coach

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.