O ímpeto é um aspecto fundamental em um líder

Conduzir um grupo exige comprometimento e vontade de vencer. O ímpeto é a força que soma essas características e impulsiona o líder a tomar as melhores decisões, mesmo em momentos difíceis. É o que o distingue das pessoas comuns e dá a elas segurança para segui-lo.

No universo corporativo, um bom líder precisa saber impor-se e manter a equipe focada nos objetivos para que o trabalho se desenvolva com harmonia. Quando a estabilidade dos negócios torna a rotina de produção previsível e desencorajadora, ele deve ser capaz de não acomodar-se e buscar sempre novas ideias, soluções diferenciadas e métodos que estimulem toda a empresa.

A História mostra vários exemplos de liderança bem-sucedida, que conquistaram grandes méritos movidos pelo desejo de vitória.


Alexandre, o Grande, um líder

A impetuosidade da juventude lhe deu ambição para estabelecer metas consideradas audaciosas para a época, como conquistar o Egito, a Babilônia e a Índia. Rei da Macedônia aos 20 anos, venceu exércitos bem preparados elaborando estratégias de ataque, defesa e gestão e se tornou um ícone, levando desenvolvimento por onde passava.

Franklin Roosevelt

O 32º presidente americano conseguiu adotar medidas para superar a Grande Depressão, que atingiu o país nos anos de 1930. Propôs soluções inovadoras, criando postos de emprego para milhares de trabalhadores sem deixar de atender aos interesses da classe patronal. Foi o único político a comandar a nação por mais de dois mandatos.

chefe homens mulheres
Ser participativo ajuda a estabelecer boas relações com os liderados.

Gandhi

Lutou pela independência da Índia de forma pacífica. Era tão comprometido com os valores que pregava, como a não violência e a simplicidade, que serviu de inspiração para gerações posteriores. Seu envolvimento pela libertação do país do domínio inglês estimulou a população local a engajar-se na causa.

Martin Luther King

Motivado pelo sonho da igualdade racial nos Estados Unidos, conduziu mais de 250 mil pessoas em uma marcha na capital federal para reivindicar os direitos dos negros.

Outras características

Além do ímpeto, há alguns aspectos que, quando combinados, garantem mais eficiência ao trabalho do líder. A habilidade de direção, por exemplo, é fundamental para que ele possa determinar, sem arrogância, o que os seguidores devem fazer. Já a facilidade de persuasão permite dirimir conflitos e promover mudanças de atitude no grupo.

Ser participativo ajuda a estabelecer boas relações com os liderados. A simples emissão de ordens passa a ser um processo interativo, em que o chefe explica e discute as determinações, e o poder de delegar incentiva uma postura humilde por parte do gestor, que reconhece as próprias limitações e sabe a hora de dividir as responsabilidades.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.