A importância de controlar as emoções

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Identifique o que afeta sua estabilidade emocional.

O comportamento humano é o principal fator observado pelos gestores no momento de contratar novos profissionais, afinal, ele influencia diretamente nas questões de relacionamento em equipe e pode provocar vários conflitos no trabalho, caso não seja adequado.

Entre as habilidades profissionais visadas pelo mercado atualmente, a inteligência emocional é a que mais se destaca. Um funcionário que lida bem com os próprios sentimentos e com as pressões do dia a dia contribui para um ambiente mais produtivo e livre de conflitos desgastantes que só aumentam o estresse no trabalho.


Quer ser um profissional melhor e mais feliz? Confira algumas sugestões de como desenvolver sua inteligência emocional:

Dicas de como controlar as emoções

Identifique o que afeta sua estabilidade emocional: antecipe-se às situações que podem provocar o desequilíbrio e procure a melhor maneira de enfrenta-las.

Cuidado com o contágio emocional: preste atenção para não responder às fortes emoções ao seu redor de forma inadequada. Considere o local de trabalho e sua posição para comportar-se corretamente.

Observe o comportamento dos colegas e respeite-os: se o seu companheiro de equipe não tem muita paciência para determinadas coisas, procure não dar razões para discussões. Caso ele esteja com “cara de poucos amigos”, não insista para saber o motivo.

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Mantenha-se receptivo e discreto.

Seja sempre objetivo e profissional: tente comunicar-se de forma clara para não dar margem a interpretações erradas e evite comentários desnecessários no ambiente corporativo.

Mantenha-se receptivo e discreto: sempre que um colega pedir ajuda e você puder colaborar, atenda à solicitação, mas não saia pela empresa anunciando sua boa ação, sobretudo se for algo relacionado à vida pessoal ou a algum assunto delicado.

Não force situações: se um membro do grupo não está de bom-humor, evite brincadeiras, piadas e risadinhas durante o expediente para não provocar conflitos.

Resolva as diferenças de modo reservado: se um colega fez ou disse algo que você não gostou ou vice-versa, tentem conversar em particular. Lembre-se de manter um tom de voz moderado e de não perder o foco do diálogo.

Não entre em jogos perigosos: não use “a mesma moeda” para responder a provocações verbais ou atitudes grosseiras. Caso não consiga ignorar, use a razão para argumentar e reporte a situação ao seu líder. Tome cuidado também com os especuladores. Evite comentar assuntos polêmicos para que suas palavras não sejam distorcidas.

Atenção: inteligência emocional não é suprimir seus sentimentos, mas sim saber administrá-los com sabedoria, a fim de distinguir a postura pessoal da profissional.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.