A Importância de um Curso de Idiomas para seu Currículo

curso de idiomas
Ao longo da carreira profissional, estudar línguas estrangeiras contribui ainda para o desenvolvimento pessoal

Ao elaborar um currículo, algumas competências já são esperadas: escolaridade, especialização e experiência profissional. No entanto, com os avanços científicos e tecnológicos, novas demandas são ditadas pelo mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado. Para concorrer a uma vaga de emprego, apresentar um diferencial é altamente recomendado. Além de dominar a língua materna, aprender novos idiomas passou a ser essencial no aperfeiçoamento das carreiras profissionais. Com a expansão dos negócios, o requisito tem sido exigência básica não apenas de empresas brasileiras como de multinacionais.

Ao longo da carreira profissional, estudar línguas estrangeiras contribui ainda para o desenvolvimento pessoal, ao possibilitar o conhecimento de novas culturas, e também para o melhor desempenho de atividades acadêmicas, como a possibilidade de participação em congressos no exterior. Geralmente, os idiomas Inglês e Espanhol são os mais procurados e exigidos pelas corporações em um currículo. Em outras situações específicas, aprender Francês, Chinês e Japonês também chega a ser necessário à formação.

Cuidados que devem ter com o currículo

Diante da ansiedade em se adequar às exigências, muita gente acaba fazendo cursos aleatoriamente, sem estar atento ao perfil da área onde atua ou deseja trabalhar. Antes disso, é preciso saber quais são as línguas exigidas por cada empresa.

Outra situação comum e que deve ser evitada é julgar dominar vários idiomas quando se tem apenas nível básico de cada um. Na prática, isso significa que você não compreende nenhum deles efetivamente. Quando precisar fazer uso do conhecimento, não terá condições de desenvolver um diálogo fluente em uma reunião de negócios, por exemplo. De preferência, invista em um novo curso somente após se especializar no anterior.

curriculum e diferencial
Para concorrer a uma vaga de emprego, apresentar um diferencial é altamente recomendado

Tendência e oportunidade

Com a realização da Copa Mundial de Futebol no Brasil, em 2014, a procura por cursos de idiomas já começou a crescer. Isso porque o evento será responsável pela vinda de pessoas de países do mundo todo e irá gerar muitas oportunidades de emprego em diversos negócios locais, como hotelaria, gastronomia e transporte. Logo, estar capacitado em uma língua estrangeira, sobretudo inglesa, será essencial para atender ao público.

É importante ressaltar que, antes de iniciar um curso de idioma, é necessária uma autorreflexão sobre o que, de fato, o motiva a encarar o novo desafio. Independentemente das exigências do mundo moderno, a iniciativa só será válida se você se sentir estimulado. Perceba que benefícios serão trazidos para a sua vida e se eles são fundamentais. É preciso estar motivado e querer aprender. Do contrário, você certamente vai acabar desistindo no meio do caminho e todo esforço terá sido em vão.

Acompanhe uma matéria que mostra um pouco a situação atual dos profissionais e empresas relacionadas a este assunto:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pPdqAt1t8uc[/youtube]

Curta e compartilhe nosso artigo!

Crédito Imagens:

http://spiceuptheroad.files.wordpress.com/

http://tearh.com.br/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Você já ouviu falar em Outsourcing?

LIDERANÇA EFETIVA: COMO GUIAR SUA CARREIRA E VIDA EM 2021

Skills de hoje e do futuro

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.