A importância da boa comunicação

Uma boa comunicação é muito importante para uma carreira de sucesso
Uma boa comunicação é muito importante para uma carreira de sucesso

Comunicar-se com eficiência está muito além de ter um vocabulário refinado. Em alguns momentos, há a sensação de que a boa comunicação está restrita a exemplos midiáticos ou literários. A intenção de ser compreendido de forma eficaz só é propiciada por meio da boa comunicação e esta habilidade está disponível a todos. Em vários momentos, a comunicação clara e objetiva é a chave para a resolução de conflitos, criação de laços afetivos e ascensão profissional.

 

A flexibilidade da linguagem

As experiências de comunicação não se restringem a um único perfil. A linguagem permite adequação de acordo com as relações que existem entre o emissor e o receptor. A boa comunicação se efetiva quando se reconhecem essas possibilidades e desenvolvem-se maneiras de atingir o público-alvo.
No campo profissional, o domínio da comunicação eficaz é ponto de destaque. O colaborador que desenvolveu essa técnica conseguirá transmitir suas ideias mais claramente e, quando preciso, saberá argumentar com seus clientes e chefes para manter ou estruturar um novo projeto. Além disso, se for um líder, saberá guiar a equipe expondo seus pensamentos e projeções de forma produtiva.

 

Como ter uma boa comunicação

A insegurança e a inibição são obstáculos para transmitir mensagens com clareza. A principal motivação para essas sensações é a falta de domínio sobre o assunto que será abordado. Para evitar tais dificuldades, prepare-se: debruce-se sobre o tema e busque familiarizar-se com ele. É igualmente indispensável que treine sua apresentação e crie um roteiro para impossibilitar dispersões.

Você sabe se comunicar bem ?
Você sabe se comunicar bem ?

Durante o diálogo ou apresentação, preste atenção nos ouvintes: se eles parecerem dispersos, talvez sua linguagem, como escrito anteriormente, não esteja adequada ao público. Aproveite também para cuidar da linguagem corporal, olhar para baixo, fugir os olhos dos receptores e braços cruzados passam a sensação de submissão e resistência.

Estar à vontade nos momentos de contato com a equipe, com clientes ou ainda em um discurso, cativa os ouvintes, que sentem confiança nas informações que estão sendo transmitidas. Porém, é importante alertar: a descontração do emissor não é sinônimo de falta de preparo e, sim, apenas, que a habilidade de “comunicar-se bem” está desenvolvida nesse indivíduo.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “Boa comunicação“, no Blog SBCoaching.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Aprenda a desenvolver o equilíbrio emocional

Aprenda a fazer um planejamento semanal e otimize seus resultados

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.