CRIATIVIDADE: Entenda a importância dessa força de caráter

Você costuma sugerir soluções que os outros ainda não pensaram? Gosta de ser original? Recebe elogios com frequência por suas boas ideias? Se você respondeu sim, isso significa que você possui um alto nível de criatividade.

Quer saber mais sobre essa força de caráter, como ela é importante para sua vida pessoal e profissional? E como se tornar uma pessoa mais criativa? Acompanhe este post!

Pessoas com criatividade nas forças de assinatura são capazes de propor ideias ou comportamentos inovadores que contribuem para a sua própria vida e para a vida daqueles que o cercam.

Baixe o e-book e tenha acesso a materiais exclusivos da semana de caráter

Entenda a força de caráter criatividade

A criatividade é uma força de caráter que se encontra sob a virtude da Sabedoria, ela permite transformar tarefas rotineiras em atividades prazerosas, tornando o ambiente de trabalho muito mais dinâmico.

Marcada por sua originalidade e adaptabilidade, a criatividade é fundamental para a resolução de problemas, discernimento, compreensão e estabelecer bons relacionamentos. São características de pessoas criativas:

  • A capacidade de inovar na maneira de adquirir e usar os conhecimentos;
  • Pensar fora de compartimentos limitados, inventar e reinventar em várias áreas da vida;
  • Flexibilidade e melhor adaptação a forças e circunstâncias variáveis;
  • Dinâmicos e eficientes para solucionar problemas e propor novas ideias.
A criatividade é fundamental para a resolução de problemas, discernimento, compreensão e estabelecer bons relacionamentos.

Emoções positivas x criatividade

Você sabia que pessoas mais felizes são mais criativas, produtivas e bem-humoradas? É isso mesmo, de acordo com as pesquisas realizadas no Fórum Global de 2011, da ONU, pessoas que cultivam emoções positivas têm mais criatividade e são mais felizes.

Uma das mais conhecidas teorias do ramo da psicologia positiva que fala sobre a criatividade, é a Teoria Broaden-and-Build (Ampliar e Construir), desenvolvida pela Dra. Barbara Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte.

O estudo explica que quando sentimos emoções positivas, somos capazes de ampliar nosso repertório mental, levando a comportamentos mais saudáveis e a pensamentos mais criativos e eficazes.

Outro estudo conduzido pela Universidade de Western Ontario mostrou que pessoas que ouviram músicas alegres foram mais propensas a pensar de forma inovadora e a resolver problemas do que aqueles que não foram expostos, sugerindo que haja a necessidade de criar um ambiente positivo propício para que a criatividade possa florescer.

A criatividade é fundamental para a resolução de problemas, discernimento, compreensão e estabelecer bons relacionamentos.

Como desenvolver sua criatividade?

Embora seja uma competência bastante valorizada, muitas pessoas encontram dificuldade em desenvolver e aplicar a criatividade em suas tarefas. A boa notícia é que você tem essa força em você e ela pode ser desenvolvida.

A criatividade é como um combustível que fomenta a aprendizagem. Dar a si mesmo a chance de ser mais criativo pode aumentar a sua produtividade no trabalho e nas tarefas de casa, trazer mais bem-estar emocional à sua vida, além de colocar um fim ao adiamento de tarefas e projetos. Afinal de contas, você estará gerando ideias em vez de ficar paralisado, sem fazer nada.

O que acha de começar agora mesmo a desenvolver a sua criatividade?

A criatividade pode ser desenvolvida de diversas maneiras. Selecionamos 3 dicas para ajudar você começar agora a desenvolver essa força.Veja:

Acompanhe o trabalho de pessoas criativas e inovadoras

Pare e pense, em sua área de interesse quem são as pessoas que você admira pela criatividade? Inspire-se nelas! Comece a captar referências para gerar ideias novas e mais produtivas. E procure aprender ao menos uma coisa nova por dia.

Inove nas suas tarefas diariamente

Que tal usar uma palavra diferente hoje? Ou tentar um novo jeito de fazer algo que você sempre faz? Uma pequena mudança de hábito pode ser uma atitude poderosa para criar caminhos novos para tarefas corriqueiras.

Exercite sua criatividade diariamente

Reserve tempo todos os dias para pensamentos criativos ou atividades criativas, como: escrever poemas, tocar um instrumento novo, decorar um novo espaço na casa ou mesmo usar um objeto doméstico todos os dias de uma maneira diferente.

Vale lembrar que uma pessoa criativa não tem apenas ideias, ela também realiza. Aproveite as dicas e comece agora mesmo a expandir seus horizontes, ampliar sua visão e ir atrás de novos desafios.

Leia também:

➤ FORÇAS DE CARÁTER: O que é, Qual a sua importância e Como descobrir as suas

➤ PERSEVERANÇA: Aprenda como ter mais persistência para atingir os seus objetivos

➤ CIDADANIA: A força do trabalho em equipe

Positive Experience, o maior evento de psicologia positiva do Brasil

Quer ter mais realizações em sua vida, usar suas forças, inovar suas ideias e se destacar no mercado? Participe do Positive Experience, um evento inédito no Brasil. Aprenda e vivencie 3 dias intensos de intervenções positivas da ciência da felicidade. Veja mais informações AQUI.

Faça parte dessa onda positiva. Compartilhe nossas postagens com as hashtags #DiaDoCarater #CharacterDay2018 #CultivatingCharacter #SouSBCOACHING

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Wohasu: uma abordagem holística para a felicidade

Universidade de Yale promove mesa redonda para discutir felicidade em fórum de Davos

3 dias de POEX: uma jornada rumo à felicidade

APRECIAÇÃO DA BELEZA: Aprenda a contemplar a vida e ser mais feliz

BONDADE: A virtude da humanidade

PERSEVERANÇA: Aprenda como ter mais persistência para atingir os seus objetivos

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.