A importância da organização no trabalho

Organizar o seu trabalho, otimiza seu tempo
Organizar o seu trabalho, otimiza seu tempo

Investimento na carreira é fundamental para se destacar no mercado de trabalho, porém, existem alguns pormenores que facilitam o trajeto até o sucesso profissional. A organização no trabalho é um deles: o colaborador organizado obtém, mais rapidamente, resultados na vida pessoal e corporativa.

Graduação, especializações e experiência podem ser ainda mais potencializadas pelo profissional organizado. O colaborador disposto a estruturar as tarefas e o tempo aproveitará todos os conhecimentos para realizar suas demandas de forma eficaz.


Cuide do seu tempo

Vida e trabalho são duas esferas distintas, contudo, a desorganização pode misturá-las, o que prejudicará a qualidade de vida do funcionário. Por isso, atente-se a algumas dicas de organização:

1)    Diariamente, defina quais são as prioridades daquele dia. Para o trabalho, questione: quanto tempo dedicar a cada tarefa, para que não haja atrasos ou acúmulos? Esse hábito conscientizará o processo de divisão de atividades, gerando mais tranquilidade e produtividade.

2)    Evite distrações durante o horário de trabalho para que não seja preciso levar demandas para casa.

 

trabalho organizado

Organize-se

Alguns recursos acessíveis facilitam a organização e otimização de atividades. Todavia, os imprevistos e acúmulos do dia a dia vão desbotando a importância deles em nossa memória. Aqui, reavivamos algumas soluções práticas:

1)    Abuse da anotação. Esteja sempre com um caderno de anotações por perto. Assim, informações discutidas nas reuniões, por exemplo, não serão perdidas, evitando o atraso no desenvolvimento de demandas. Além disso, a anotação é uma boa estratégia para não perder nenhuma informação importante.

2)    A imprescindível agenda. Para evitar esquecimentos e desgaste com clientes e/ou chefes, inclua na agenda todos os compromissos. Um hábito positivo, para evitar imprevistos, é verificar a agenda à noite, antes de sair do trabalho, para saber quais serão as ocupações do dia seguinte.

3)    Organize os arquivos do computador. As pastas e documentos podem estar tão bagunçados e perdidos quanto os objetos que ficam sobre as mesas. Não desperdice tempo à procura destes arquivos, reserve um dia para organizá-los e siga com este hábito. Outra dica importante é: faça o mesmo com o e-mail. Crie pastas de acordo com clientes, temas e datas para não se perder entre tantas correspondências eletrônicas.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “”, no Blog SBCoaching

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Skills de hoje e do futuro

O que é autoeficácia e como ela pode ajudar você

As habilidades mais importantes em 2021

Cursos de extensão EAD: Saiba as vantagens de aderir ao sistema

MBA Coaching: Saiba tudo sobre esse tipo de graduação

O papel do feeling no mundo corporativo

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.