A Importância da Pesquisa Científica para o Coaching – Parte II

Como podemos desenvolver uma postura mais investigativa de construção diária de conhecimento ?
Como podemos desenvolver uma postura mais investigativa de construção diária de conhecimento ?

(Por Claudia Hölter)

“A maioria das ideias fundamentais da ciência são essencialmente sensíveis e, regra geral, podem ser expressas em linguagem compreensível a todos”. Albert Einstein.

Comecei semana passada uma série de posts, que visam apresentar brevemente a importância das pesquisas e estudos  sobre o comportamento humano para a área de coaching. Nesta segunda parte, abordaremos  como podemos desenvolver uma postura mais investigativa de construção diária de conhecimento sobre o desenvolvimento humano e organizacional no nosso país.

O exame da bibliografia internacional em coaching, bem como o estudo mais detalhado de alguns de seus nichos em que o interesse do público tem se revelado com mais ênfase em relação à pesquisa científica, como é o caso do positive coaching e executive coaching, sugerem que precisamos aprofundar muito a pesquisa em coaching e a divulgação de seus resultados  no Brasil, para torná-lo mais acessível ao público em geral.

 “Pesquisa é uma atividade de investigação capaz de oferecer (e, portanto, de  produzir) um conhecimento novo a respeito de  uma  área  ou  de  um  fenômeno,  sistematizando-o  em relação ao que já se sabe a respeito da área ou do fenômeno”. (RAMPAZZO, L., 2005)

Utilize em seu dia-a-dia elementos básicos da metodologia de pesquisa científica.
Utilize em seu dia-a-dia elementos básicos da metodologia de pesquisa científica.

Em se tratando de desenvolvimento de um perfil coach-pesquisador, sugerimos que o profissional coach utilize em seu dia-a-dia elementos básicos da metodologia de pesquisa científica, a fim de analisar dados relevantes sobre o desenvolvimento humano, bem como medir os resultados das intervenções adotadas no processo de coaching individual e organizacional. Quais seriam esses elementos?

1) Levantamento de dados em termos de benefícios, resultados e melhorias.

2) Medição em 4 dimensões (Reação, Aprendizado, Performance e Mudanças de comportamento, Resultados e Melhorias).

3) Formulação de relato dos fatos reais e evidências de melhoria no formato de um Case de Sucesso, com o objetivo de gerar reflexões, otimizar o aprendizado e validar as técnicas, ferramentas e metodologias de coaching empregadas durante todo o processo.

Até a próxima e boa pesquisa !

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.