A Importância da Pesquisa Científica para o Coaching – Parte I

Desenvolvimento humano e organizacional mais efetivo com processos de coaching.
Desenvolvimento humano e organizacional mais efetivo com processos de coaching.

(Por Claudia Hölter)

As teorias e pesquisas baseadas em evidências nas áreas de neurociências e psicologia positiva sobre o desenvolvimento humano e organizacional mais efetivo com processos de coaching, fazem alusão à seriedade e ao rigor da profissão coaching e à pertinência de se investirem recursos em estudos e pesquisas para a melhor compreensão científica da metodologia do coaching no Brasil.

A metodologia empregada nas atuais e principais abordagens de coaching comportamental fornecem a base de conhecimento necessária para a atuação dos profissionais coach, bem como métodos e técnicas apropriadas que permitem ao cliente buscar resoluções de problemas de forma consciente e crítica.

Devemos também incentivar a produção científica em coaching, por meio de artigos científicos .
Devemos também incentivar a produção científica em coaching, por meio de artigos científicos .

Há 10 anos atrás havia poucas pesquisas relacionadas ao coaching, porém, graças às iniciativas de cientistas e especialistas de renomadas universidades internacionais, o coaching evoluiu como uma metodologia reconhecida e inovadora em processos de aprendizado contínuo e liderança nas organizações. Uma dessas iniciativas foi a criação de um periódico online intitulado em inglês – “Coaching: an international Journal of Theory, Research and Practice” – criado pelas renomadas especialistas em coaching, Dra. Carol Kauffman e Dra. Tatiane Bachkirova, a fim de consolidar todo o conhecimento e experiência de profissionais da comunidade global de coaching e torná-los acessíveis ao público em geral.

“Nosso objetivo é fazer com que os profissionais coaches sintam-se apoiados por uma base de conhecimento sólida e ampla, bem como os acadêmicos e pesquisadores atualizados sobre as necessidades, interesses e experiências daqueles que atuam na área de coaching. Esperamos que juntos possamos melhorar a compreensão das principais questões do coaching, além de incrementar a capacidade de divulgação e entrega dos nossos serviços”. (Kauffman, C.; Bachkirova, T., Vol.1, No., 2008)

Enfim, se pensamos em melhorar o entendimento do processo de coaching dentro do contexto brasileiro, bem como contribuir para o desenvolvimento humano e organizacional, devemos também incentivar a produção científica em coaching, por meio de artigos científicos publicados em periódicos e canais de comunicação abertas ao público e investir em pesquisas empíricas com base em metodologias de coaching fundamentadas em teorias que possam ser comprovadas cientificamente.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.