A importância de se saber o que quer

Saber o que não quer é importante, mas saber o que quer é fundamental.
Saber o que não quer é importante, mas saber o que quer é fundamental.


(Por Sandra Rosenfeld)

Nos meus atendimentos em Coaching é comum as pessoas dizerem que sabem o que não querem. Então pergunto o que elas querem e a maioria faz uma expressão tipo “como assim?” ou meio confusa, até sem graça por se darem conta de que não tem resposta objetiva para a minha pergunta.

Saber o que não quer é importante, mas saber o que quer é fundamental.

Vamos usar a imaginação neste exemplo bem simples. Você está procurando um apartamento. Então você diz para o corretor que você quer um imóvel de dois quartos e que não quer pequeno, escuro e com o sol da tarde. Ele faz uma relação e começa a te levar a vários imóveis que, mesmo dentro das características que você indicou, não agradam.

Depois de visitar inúmeros apartamentos, não gostar de nenhum e perder seu tempo e o do corretor, você volta para casa e enfim faz uma lista exatamente do que você quer.  Liga novamente para o corretor e diz: “Eu quero um apartamento de dois quartos, que seja amplo, em torno de 90m², com dois banheiros e dependência de empregada. Pode ser um imóvel antigo, mas com a rede elétrica e hidráulica reformadas. Quero andar alto, a partir do 5º pavimento, com o sol da manhã, bem ventilado e iluminado, sem favelas ao redor. Prédio com elevador e garagem e a rua deve ser tranquila, sem ônibus e bares. Estou disposto a pagar X incluindo condomínio e IPTU”.

Veja a diferença e como vai ser mais fácil o corretor te conduzir aos imóveis específicos.

Assim é em nossa vida, tanto pessoal quanto profissional. Para não ficar dando cabeçadas e/ou andando em círculos, precisamos saber o que queremos. É para um relacionamento afetivo? Então algumas perguntas devem ser feitas, tais como: qual a finalidade desse relacionamento? É apenas para ter uma companhia sem compromisso ou estou buscando uma pessoa para casar? Quais são as qualidades imprescindíveis que essa pessoa deve ter? Quais os gostos ela precisa ter que batam com os meus? O que é intolerante para mim?

No caso de emprego, também é preciso saber exatamente o que está se buscando, cargo a ocupar, salário pretendido, benefícios, se a missão e valores da empresa tem a ver com os seus objetivos e o que você tem a oferecer como profissional.

Escreva exatamente, com detalhes, datas inclusive, o que você quer e se mantenha fiel a você mesmo.
Escreva exatamente, com detalhes, datas inclusive, o que você quer e se mantenha fiel a você mesmo.

Saber somente o que não queremos pode ser uma grande cilada, nos mantendo estagnados em nossa vida ou insatisfeitos. Já ao contrário, saber o que queremos faz o universo conspirar a nosso favor, além disso, absolutamente tudo que vemos a nossa volta, materialmente, é resultado do pensamento de alguém. Primeiro se cria na mente e depois materializamos. Assim é também na construção de coisas aparentemente subjetivas, como a criação de uma família. As escolhas se mostram muito mais acertadas a médio e longo prazo, quando sabemos o que queremos.

Parece óbvio este artigo, mas não é.Por isso vemos tantas pessoas insatisfeitas profissionalmente e afetivamente.

A minha dica é que você escreva exatamente, com detalhes, datas inclusive, o que você quer e se mantenha fiel a você mesmo.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.