A importância da gestão de conhecimento

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A valorização das capacidades intelectuais dos colaboradores, é o grande diferencial de uma organização que investe na gestão do conhecimento.

A importância de oferecer espaços que proporcionem e incentivem o desenvolvimento das relações interpessoais e da capacidade de comunicação dos colaboradores é cada vez mais evidenciada nas empresas. Grandes corporações como Google, Petrobras, Vale e Rede Globo, investem constantemente em metodologias e estruturas de trabalho que propiciam uma maior interação e permitem que as pessoas desenvolvam suas atividades próximas uma das outras, compartilhando experiências e gerando novos conhecimentos a serem utilizados e repassados por toda a empresa.

gestão

A valorização das capacidades intelectuais dos colaboradores, como criatividade, raciocínio lógico e rápido, visão holística do negócio e outras competências, é o grande diferencial de uma organização que investe na gestão do conhecimento e, assim, consegue atingir bons resultados.

A gestão do conhecimento visa estimular e facilitar o uso e a produção de conhecimentos organizacionais que devem ser compartilhados. Pesquisas recentes apontam que a disponibilização de espaços mistos, locais onde colaboradores podem trocar opiniões e conversar sobre o trabalho, contribui para a criação de vantagens competitivas para a empresa.

Os benefícios são vários. A interação entre as pessoas promove um maior desenvolvimento pessoal e social, o que gera confiança e senso de pertencimento, dois fatores extremamente necessários para que o colaborador se sinta seguro no ambiente em que trabalha e comece a compartilhar todo o conhecimento que possui dentro da organização.

desenvolvimento pessoal social
É fato que uma equipe que se entende e compartilha dos mesmos interesses trabalha melhor.

Nas empresas com espaço para interação, o ambiente de trabalho se torna mais leve, menos estressante e mais criativo e colaborativo, o que ajuda a estabelecer uma melhor relação entre os membros da organização. É fato que uma equipe que se entende e compartilha dos mesmos interesses trabalha melhor.

São as pessoas que realmente fazem as coisas acontecerem dentro de qualquer organização, pois só quem lida com determinada atividade sabe como ela funciona, reconhece erros, analisa problemas e assim melhora os processos. A disseminação de todo esse conhecimento gera o aprendizado e o crescimento organizacional, que deve ser aprimorado continuamente.

Vale ressaltar ainda que, para que a gestão do conhecimento gere resultados, além do espaço físico, é fundamental que a empresa ofereça aos funcionários o tempo necessário dentro do horário de trabalho para que a equipe tenha a possibilidade de desenvolver esse aprendizado organizacional.

Organizações que trabalham com a gestão do conhecimento consideram as horas de interação como horas produtivas, afinal, a troca de experiências produz resultados positivos para os negócios, aprimorando as capacidades intelectuais dos colaboradores e mantendo-os mais motivados e comprometidos.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.