A importância das pesquisas científicas para o coaching – Parte IV

A importância das pesquisas científicas para o coaching
A importância das pesquisas científicas para o coaching

A importância das pesquisas científicas

Retornando à questão da contribuição dos artigos científicos para o coaching, exemplificaremos como você pode entrar em ação para aumentar as suas habilidades investigativas e produzir artigos em prol do crescimento da profissão. Um dia eu estava participando de um dos eventos da Sociedade Brasileira de Coaching em um hotel no Rio de Janeiro. Ao entrar no elevador, o ascensorista me perguntou que evento era esse “tal de coaching” que estava acontecendo, com pessoas tão alegres, alto-astral e super comunicativas.

E com uma voz entusiasmada, perguntou-me: “A senhora também trabalha com esse negócio de coaching”? Respondi: “Sim, sou coach positiva e atuo no desenvolvimento do comportamento humano e organizacional”. E ele continuou: “É…, comportamento positivo é tudo na vida de uma pessoa, não é mesmo?”.

A forma como você se posiciona durante uma simples conversa, como essa que tive no elevador, pode ser decisiva para você desenvolver uma temática investigadora a partir do que seu interlocutor responder.

A indagação do ascensorista, de alguma forma, questiona o senso comum sobre o comportamento humano, seja ele positivo ou negativo.

O senso comum aqui seria aquele conjunto de crenças/pensamentos que compõe o agir do indivíduo, formando assim uma visão explicativa e inteligível das relações causais que norteiam a sua vida. Entre elas destacam-se:

Crenças negativas:

– Não sou capaz de conseguir uma promoção no meu trabalho.

– Sou feia demais para namorar com aquele “deus grego” da minha empresa.

– Não consigo aprender inglês.

 

Pensamentos positivos:

–  Eu não desisto dos meus planos, luto até o fim pelos meus ideais.

– Tenho ótimos relacionamentos.

– Sou capaz de aprender novas habilidades.

Entende-se que a construção de uma temática investigadora sobre o impacto das crenças negativas e pensamentos positivos para o comportamento humano exigirá, por exemplo, que o coach-pesquisador inicialmente uma série de reflexões sobre o tema, tais como:

1) O assunto é de interesse científico?

2) É possível de ser investigado?

3) Há material bibliográfico sobre a temática?

4) O profissional coach demonstra familiaridade com o assunto?
Por fim, sugiro que a escolha do tema esteja relacionada ao interesse do pesquisador pelo assunto para que a produção do artigo se torne algo prazeroso, relevante e significativo.

Até a próxima!

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.