Por que é importante potencializar suas competências?

adaptação ambiente corporativo
O ambiente corporativo exige pessoas competentes mas que, principalmente, estejam prontas para se adaptar

A procura por felicidade é quase unanimidade. O primeiro passo para alcançar metas, como a sensação de bem-estar no trabalho e no ambiente familiar, é realizar uma autoavaliação pessoal e profissional de suas competências. A partir disso, vale apostar nas próprias escolhas e habilidades, investindo na potencialização de suas competências.

competências

Motive-se para mudar e crescer

Com o passar do tempo, o mercado tornou-se bastante competitivo. Observa-se uma renovação constante de profissionais. Nesse cenário, a ideia de permanecer em uma única função durante toda a carreira ficou ultrapassada. Hoje o ambiente corporativo exige pessoas competentes mas que, principalmente, estejam prontas para se adaptar. É importante que o funcionário se prepare para as mudanças que possam ser necessárias.

Tão essencial quanto reciclar-se, aprender novas lições e estar apto a evoluir nos cargos é ter capacidade de inovar. Também é preciso conhecer seus pontos fortes e investir neles. Assim, é possível sentir-se seguro o suficiente para tomar decisões importantes.

Valorize seu potencial e suas competências

Um exemplo prático é a capacidade de identificar o seu papel na empresa e saber qual é a melhor hora de pedir uma promoção, por exemplo. Percebendo o próprio potencial, você saberá o quanto o seu trabalho pode ser útil e necessário para os demais. Não se trata de ser arrogante, mas de evocar a responsabilidade para si quando se está habilitado para assumi-la.

capacidade de inovação
A capacidade de inovar é muito importante

Dicas para evoluir

Não existe fórmula para o sucesso pleno. Entretanto, algumas dicas são úteis quando se percebe a necessidade de mudança no comportamento.

– Tente conviver bem com os colegas de trabalho e gostar das atividades que desempenha;

– Dedique tempo a um exercício de autoconhecimento: aprenda a se perceber como pessoa e profissional;

– Busque a compreensão das ações e das palavras para a transformação de atitudes;

– Invista nos pontos positivos para, posteriormente, analisar os resultados altos e baixos e focar nas melhorias;

– Nunca tenha medo de se “autodesafiar”; sempre há algo novo a descobrir.

 Plenitude na profissão e em casa

Atualmente, nota-se a existência de um fluxo intenso de informações que devem ser apreendidas e compartilhadas. Para não se perder nesse mundo de conhecimentos, é importante identificar e potencializar as competências. Quanto mais cedo elas forem reconhecidas, melhor para o colaborador e para a empresa. Porém, é fundamental ter em mente que nunca é tarde para redefinir escolhas e recomeçar. Qualquer momento pode ser tempo de buscar uma vida pessoal e profissional mais completa.

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Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.