Inovação no ambiente de trabalho

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. A todo momento novas empresas se apresentam com uma nova maneira de fazer ou desenvolver o produto ou serviço que sua empresa já oferece.

Qualquer empreendedor, por mais confiante que seja na qualidade de seu produto ou serviço, tem receio quando uma nova empresa se destaca em seu mercado.

Se você já se deparou com essa situação, acredite: provavelmente a “novidade” que o concorrente apresentou ao público poderia ter sido explorada pela sua empresa. Claro que você não precisa abraçar o mundo e desfocar do caminho que já trilha, mas se a concorrente está entregando algo que você poderia entregar, a inovação não faz parte da sua cultura organizacional.

Gostaria de mudar esse cenário?

Neste texto conversaremos sobre a inovação, que tem se tornado chave para todos os problemas de negócios, carreiras e desenvolvimento. Falaremos sobre como promovê-la dentro do ambiente profissional e os benefícios por seguir este caminho.

Boa leitura e bom autodesenvolvimento

A inovação dentro do ambiente profissional

A maioria das pessoas associa inovação com a implementação de tecnologias de ponta, novas ferramentas e modelos de gestão mais modernos que dão resultado em empresas ao redor do mundo.

Essa crença não está incorreta, mas existe um fator que faz com que esses pontos se interliguem e deem bons resultados: um ambiente propício à inovação.

Um colaborador que trabalha para uma empresa com uma cultura organizacional que não incentiva a troca de informações, a participação de todos nas tomadas de decisão e que microgerencia constantemente os trabalhos provavelmente está cheio de boas ideias, mas tem medo de compartilhá-las.

Da mesma forma, uma pessoa que não tem o costume de inovar, mas que tem potencial para colocar sua criatividade a serviço da empresa para qual trabalha não terá espaço para desenvolver essa competência tão importante nos dias de hoje.

Dito isso, deixamos claro que é extremamente necessário para o bom desenvolvimento e crescimento de uma empresa que esta avalie a si mesma constantemente para que possa abandonar hábitos que minam o poder criativo e inovador de seus times.

Além disso, vale destacar que ambientes profissionais inovadores têm índices mais altos de motivação e produtividade dos colaboradores, além de resultados mais sólidos com o público para qual o produto ou serviço é produzido.

A criação de um ambiente inovador

Há pelo menos uma década, quando se descobriu o potencial além da mão de obra dos colaboradores, era comum ver caixas de sugestão ou quadros de sugestão para que as pessoas contribuíssem anonimamente. Você se lembra?

Esse tipo de abordagem pode funcionar para que as pessoas mais tímidas contribuam no ambiente profissional, mas até essas pessoas poderiam inovar muito mais se o ambiente em que trabalham fosse realmente aberto a novas ideias.

Um ambiente verdadeiramente inclinado à inovação é confortável, receptivo, livre de julgamentos e sem pressão nenhuma sobre a criatividade de seus times.

Isso significa que a inovação começa com uma cultura organizacional que inspira tais sensações, que reforça constantemente que nenhuma ideia é ruim ou descartável e que acima de tudo, toda opinião sempre será respeitada.

Por exemplo: sessões de brainstorm e outras atividades em grupo que estimulam a criatividade e a busca por novas ideias inovadoras podem ser muito mais proveitosas e menos traumáticas quando a inovação faz parte do core da empresa.

Se você já leu tudo isso e está interessado em inovar dentro do seu ambiente de trabalho, separamos algumas dicas para que você o faça e comece a mudar os rumos da sua empresa.

Vamos a elas?

  1. Incentive o compartilhamento de ideias criando espaços dentro da empresa e desenvolvendo ou comparecendo a eventos de inovação. 
  2. Identifique e motive as pessoas mais criativas do seu time. Através delas você pode contagiar todas as pessoas a sua volta a serem mais livres e criativos em suas ideias.
  3. Elimine o medo de errar de todos os seus processos. Mais do que não condenar os erros cometidos, é necessário estimular a experimentação.
  4. Recompense o esforço criativo de forma intrínseca ou extrínseca. Dessa forma você valoriza o esforço dos membros da sua equipe, fazendo com que se sintam reconhecidos.
  5. Incentive e cultive o intraempreendedorismo, que é a capacidade de os seus colaboradores abraçarem uma ideia e fazê-la acontecer, como se também fossem donos do negócio.
  6. Trabalhe o local físico de trabalho. Ambientes com cores alegres, imagens ou mensagens motivacionais, fones de ouvido e locais de descanso onde seja permitida a socialização são ótimas ferramentas de inovação.
  7. Estimule a formação de equipes de trabalho, até mesmo quando o trabalho não for o foco. Os ambientes compartilhados e descontraídos servem também para esta finalidade.
  8. Ofereça liberdade no espaço de trabalho para que todos possam utilizá-lo da maneira que acharem mais confortáveis. Isso faz diferença no processo de inovação.

Aprendendo a inovar

Se você deseja aprender a inovar não só no trabalho, mas em todos os aspectos da sua vida, te fazemos um convite:

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O RECRIE-SE é a sua grande chance de renovar seus conhecimentos, melhorar suas habilidades e aprender novas competências com a maior especialista do país!

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.