Desenvolvimento de Inteligência Múltipla nas Crianças

avaliacao de perfil comportamental entenda tudo sobre tema

As crianças que são incentivadas a terem desenvolvimento e treinamento desde cedo, adquirem mais capacidade e habilidades

Inteligência

A Inteligência tem por definição a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, ter ideias, bem como aprender e compreender linguagens diferentes. Estudiosos, filósofos e pesquisadores buscam entender melhor e mensurar o que, também, pode ser chamado de habilidade cognitiva.

Em 1900 o psicólogo francês, Alfred Binet, foi requisitado para mensurar o grau de inteligência de crianças nas escolas, surgindo após a 1ª guerra mundial o teste de Q.I. (Quociente Intelectual). Tal teste tinha por finalidade geral diferenciar crianças com déficit mental e crianças com o intelectual “dentro da média”, nos mais diferentes graus.

Posteriormente, o professor e psicólogo norte-americano Howard Gardner desenvolveu a teoria da inteligência múltipla. Segundo ele, a inteligência não podia ser considerada como estagnada e passível de ser medida quantitativamente. A teoria de Gadner também salientava que a inteligência não se resumia apenas a habilidade de solucionar problemas ou agir conforme  testes de quociente intelectual; a inteligência teria diferente facetas, sendo dividida em: Inteligência Lógico-Matemática; Inteligência Linguística; Inteligência Musical; Inteligência Espacial; Inteligência Interpessoal; Inteligência Intrapessoal; Já a CHC (Teoria Cattell-Horn-Carroll) é uma proposta conciliatória entre a visão de Inteligência Unitária (como o fator geral e inato de inteligência) e a Múltipla (de habilidades específicas que, combinadamente, dão base para que se resolva um problema).

A Inteligência Múltipla rompe com o pensamento antigo de que a inteligência humana era única e fechada, que poderia ser medida apenas  por meio do QI que, geralmente, mede o raciocínio lógico do indivíduo, porém, Gardner mostrou que outras habilidades também entram na categoria de inteligência e que funcionam como várias peças que podem ser desenvolvidas de uma maneira geral ou separadamente. Por exemplo, quando uma pessoa tem problemas para resolver cálculos, porém tem uma habilidade absurda para compreender os cenários ao seu redor e transformá-los em objetos, como no caso dos artistas plásticos. Isso não significa que ela seja mais ou menos inteligente do que a pessoa com habilidades matemáticas, e sim que possui uma inteligência específica mais desenvolvida.

solidariedade exemplos acoes solidarias
Elas podem adquirir um desenvolvimento em suas inteligências quando ocupam seu tempo fazendo cursos diversos que possam lhes despertar conhecimento

No campo da Inteligência Múltipla existe a Inteligência Lingüística, Musical, Lógico-Matemática, Espacial, Cinestésica, Interpessoal e Intrapessoal. Os seres humanos têm a habilidade de dominar uma ou mais dessas inteligências, porém, principalmente nos últimos anos, as pessoas procuram desenvolver todas elas.

Ao incentivar as pessoas à desenvolverem talentos e aptidões desde pequenas, a probabilidade é de que, na vida adulta, elas sejam mais capazes de resolver problemas de todas as naturezas e tenham múltiplas habilidades, o que seria um diferencial para elas no futuro, se tratando de mercado de trabalho. Elas podem adquirir um desenvolvimento em suas inteligências quando ocupam seu tempo fazendo cursos diversos que possam lhes despertar e polir conhecimentos dos quais elas ainda não sabem que têm habilidades (como aulas de idiomas, esportes etc) e convivem com outras crianças.

As crianças que são incentivadas a terem desenvolvimento e treinamento desde cedo, adquirem mais capacidade e habilidades na escola e conseguem se relacionar melhor com seus colegas e, a tendência, é que no futuro, sejam profissionais mais qualificados e dedicados, com facilidades para desenvolver novas habilidades e ao mesmo tempo serem mais sociáveis.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Aprenda a desenvolver o equilíbrio emocional

Aprenda a fazer um planejamento semanal e otimize seus resultados

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.