Inveja – Como Combatê-la no Ambiente de Trabalho?

A competição faz parte da natureza do ser humano e está presente em qualquer área da vida. No ambiente de trabalho, principalmente, é muito comum que as pessoas busquem destacar-se mais que os colegas para conseguir melhores oportunidades.

Essa ambição é saudável e serve como um grande estímulo para alcançar cargos mais altos. Mas, quando a competição deixa de ser algo positivo e a pessoa passa a não admitir ser superada em nenhum aspecto surge um grave problema: a inveja. O invejoso não aceita o fato de que a outra pessoa tenha um emprego melhor, ganhe mais do que ele ou possua maior prestígio na empresa.

Quando isso acontece, a competitividade passa a ser exagerada, tornando-se até destrutiva. Afinal, muitas vezes, o invejoso não quer apenas conquistar o mesmo status do colega, desejando também que esse colaborador perca o cargo e tudo que está atrelado à sua carreira.

Na realidade, os indivíduos que invejam os colegas de trabalho são profissionais inseguros, que não acreditam na sua própria capacidade de crescimento. O invejoso não consegue compreender que pode construir uma boa carreira profissional com os próprios talentos e esforços, por isso, cobiça a posição alheia, imaginando que, sem determinadas pessoas, seu caminho até o sucesso seria mais fácil.

O que a inveja causa?

A inveja gera intrigas, fofocas e até sabotagens, o que torna o ambiente de trabalho desagradável e consequentemente acaba diminuindo a motivação e o desempenho do profissional invejado. Assim, o colaborador que é alvo da inveja corre o risco de perder a autoconfiança.

Todavia o maior prejudicado nesse cenário é o próprio invejoso, pois esse sentimento o faz criar uma realidade paralela, na qual ele enxerga as situações sob uma ótica distorcida na qual ele é injustiçado pelo sucesso do outro.

inveja trabalho
A inveja gera intrigas, fofocas e até sabotagens, o que torna o ambiente de trabalho desagradável e consequentemente acaba diminuindo a motivação e o desempenho do profissional invejado.

Como agir?

Lidar com a inveja no trabalho não é simples, mas algumas atitudes ajudam a minimizar o problema. Confira:

  • Busque não falar de sua vida íntima e de seus projetos pessoais. Assim, você não dará ao invejoso a chance de conhecer seus pontos fracos.
  • Evite as rodinhas de fofoca e, caso falem mal de alguém para você, mantenha-se neutro. Nesses grupos sempre estão presentes pessoas invejosas.
  • Nunca saia espalhando para os colegas as conversas que tem com o chefe a respeito de seu trabalho, de seus objetivos na empresa e de seu futuro profissional. Esse tipo de comentário dá ao invejoso ainda mais motivo para cobiçar sua carreira.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.