Investimentos na qualificação dos colaboradores ajudam a reter talentos

Para assegurar sua competitividade no mercado, as empresas precisam de profissionais capacitados, que possuam conhecimentos teóricos e práticos e estejam aptos a desempenhar determinadas funções. Esse é o perfil de colaborador que as organizações buscam logo no momento da contratação de novos talentos. Entretanto, para garantir que o indivíduo permaneça hábil a manter e ampliar a vantagem competitiva do negócio, a empresa precisa investir em capacitação profissional.


A qualificação de funcionários, muitas vezes, é encarada como um custo pelos gestores. Todavia, os resultados comprovam que essa iniciativa é um excelente investimento para o empreendimento. Pesquisas mostram que as organizações que investem na formação dos colaboradores alcançam maior produtividade, eficiência e lucratividade. Muitos autores da área de administração ainda afirmam que os investimentos em qualificação profissional reduzem os custos com rotatividade e, consequentemente, os custos com demissões, contratações e treinamento de novos funcionários.

Apostar no aprimoramento da equipe é, ainda, uma forma eficaz de suprir uma necessidade iminente para muitas empresas: a falta de mão de obra qualificada. Investir na qualificação dos colaboradores também é uma forma de estreitar a relação desses profissionais com a empresa. O trabalhador que se sente apoiado pela organização na qual atua ganha motivação para defender os ideais do negócio e alcançar as metas estabelecidas, visando sempre melhores resultados.

Aliás, quando se fala em investimentos em qualificação, é preciso pensar também em motivação de equipe. Palestras motivacionais e procedimentos mais completos, como o coaching, são excelentes ferramentas para incentivar as pessoas a aperfeiçoarem seus talentos, confiarem mais em si mesmas e ampliarem seu desempenho pessoal e profissional. Esse tipo de ação melhora, por exemplo, a capacidade de administrar o tempo, a habilidade de analisar problemas e encontrar soluções, as aptidões interpessoais e de comunicação e o trabalho em equipe, minimizando os conflitos.

motivação equipe
É preciso pensar também em motivação de equipe

Confira algumas dicas de motivação de pessoal que podem auxiliar sua empresa a crescer:

Prime pela transparência 

Uma comunicação franca e aberta permite que o colaborador tenha uma visão mais clara daquilo que a empresa espera dele e do que é possível conquistar dentro da organização com um trabalho de qualidade.

Não sobrecarregue os funcionários 

Analise a capacidade de produção de cada indivíduo e utilize isso em favor do negócio, traçando estratégias que não sobrecarreguem ninguém, pois pessoas com excesso de trabalho se tornam menos produtivas.

Recompense a equipe

Presentes são sempre bem-vindos, mas acredite, um agradecimento ou um elogio pelos bons resultados alcançados já são ótimos fatores motivacionais.

Ofereça planos de carreira

A possibilidade de conquistar cargos e salários mais elevados é algo que sempre motiva o funcionário a buscar maneiras de aumentar seu desempenho profissional, o que contribui para a ampliação da performance da empresa como um todo.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.