Já pegou o segundo vento?

identidade profissional o que e importancia como construir
Pegar o segundo vento é o que distingue os fortes dos fracos, os protagonistas dos coadjuvantes, os criativos dos ‘mesma-coisa’.

(por Marco Beck)

– Vamos sair?

– Mas acabamos de voltar da festa.

– Por isso mesmo!… Vamos nessa?!

O diálogo é para mostrar uma das mais incríveis ferramentas do coaching que eu já vi. Foi criada por um amigo que mora na Espanha e nem sabe que criou uma ferramenta de Coaching.

É o segundo vento.

Pegar o segundo vento é o que distingue os fortes dos fracos, os protagonistas dos coadjuvantes, os criativos dos ‘mesma-coisa’.

O que é o segundo vento?

O segundo vento é a oportunidade que vem depois de uma oportunidade.

O primeiro vento é trivial – ele simplesmente acontece e você diz sim. É o convite pra festa. O momento de expor seu ponto de vista. Aquele telefonema para fazer as pazes com o seu amor. Caminhar 10 quilômetros antes que chova. E como tem quem não faça nem isso, então é bacana dizer sim para o primeiro vento. Cool, baby!

Mas o segundo vento é outro papo – você o faz acontecer e diz sim quando a maioria diz ‘nem pensar’. É quando, terminada a festa, você inventa outra. É quando alguém questiona seu ponto de vista e você o defende ao invés de silenciar para evitar conflitos. É quando seu amor bate o telefone na sua cara e você vai até a casa dele para insistir nas pazes. É caminhar mais 10 quilômetros depois que começou a chover.

autocontrole
Faça de novo, levante, prossiga, resolva, esqueça o cansaço, vá além.

Pegar o primeiro vento é bom; pegar o segundo é imprescindível.

Agora, cá entre nós, quando foi a última vez em que você pegou o segundo vento?

Tá vendo só?

“Olha o segundo vento aí, gente!” – diria o Neguinho da Beija-Flor de um jeito Coaching, insistindo para que você faça de novo, levante, prossiga, resolva, esqueça o cansaço, vá além.

Que tal um segundo vento até o próximo sábado? Topa o desafio?

Encare e depois me conte o que mudou dentro de você!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.