O que é Kando? Entenda este conceito como ele pode tornar seus dias melhores

Enquanto aguardo um possível cliente, em uma charmosa recepção, logo me detenho com uma palavra de fora do meu vocabulário. Estava em destaque próximo da missão e visão da empresa. Eu estava na fábrica de motos da Yamaha, no Polo Industrial de Manaus. A palavra que me chamou atenção foi  Kando, escrita assim, mas falada como Kandô.  A palavra japonesa tem uma força sonora, porém é embarcada com uma verdadeira avalanche de conteúdo. Kando significa um estado de espírito que uma pessoa fica ao se deparar com algo extraordinário e que tem o poder de mudar sua forma de ver e sentir o mundo.

Foi paixão à primeira vista. Pensei em abrir uma empresa chamada Kando, viver a experiência do Kando, quem sabe até ter mais um filho e dedicar seu nome a essa palavra. Minutos depois fui atendido pelo meu contato na fábrica e logo em seguida entrei em uma reunião com São Paulo, onde fica o comercial. Ouvi bem o que a empresa queria de um trabalho para alavancar ainda mais seus melhores vendedores de consórcio. Quando pedi a palavra para vender o meu peixe, o Kando e seu conceito profundo tilintavam em minha mente. Não tive dúvida. Relatei que era uma dádiva trabalhar com uma empresa que empunhava tão forte noção de contribuição humana aos seus produtos e que dedicava a pregar que vendia qualidade de vida e liberdade sobre duas rodas. Ali já não havia dúvida. O apelo foi certeiro. O Kando já dava os primeiros sinais de vida em minha vida, minutos depois de tê-lo conhecido.

Fiz uma pesquisa no Google e vi sempre a mesma explicação para Kando. É uma palavra japonesa que exprime sentimento de profunda satisfação e de intenso entusiasmo experimentados quando nos deparamos com algo de excepcional valor. O mais distante disso que encontrei foi… “kando” é uma linda palavra japonesa que significa a sensação de profunda emoção e satisfação provocada ao experenciar algo positivamente indescritível. Poucas palavras vi exercerem tanta aglutinação de emoções.

A empresa nem deve ter sua totalidade de funcionários vivendo essa fornalha vernacular, o que é uma pena. Mas essa coisa de oferecer nova emoções e enriquecer a vida das pessoas através de kando, e mais, que está sempre disposta a proporcionar o próximo kando aos que quiserem, é meio sedutor. É muito sedutor!!

Semanas depois ainda tenho claro na ideia que tenho direito a um novo kando todos os dias. E mais, devo abandonar alguns felizes dia das mães, das crianças e até o Natal. Já estou acertado o tom da fala e uma garbosa justificativa. Será um feliz kando pra todo mundo. Se temos que viver intensamente, então isso deve ser vivido com um kando diário.

Feliz Kando a todos.

Carregando…

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça as vantagens e desvantagens do outsourcing

Empowerment: O Que é, sua Importância nas Empresas e Exemplos

Dinâmica de Apresentação: Como Fazer, Dicas e Exemplos Práticos

Diagrama de Ishikawa: Guia Completo Passo a Passo

O Carnaval chegou… todo cuidado é pouco!

AFINAL, EXISTE UM MODELO DE CORPO PERFEITO?

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.