Lealdade no ambiente de trabalho

Lealdade é uma palavra que vem sendo cada vez menos usada no ambiente corporativo em razão da elevada competitividade de mercado. O termo sugere fidelidade aos compromissos assumidos com outra pessoa ou com uma empresa, o que implica em proceder de acordo com princípios que envolvem noções de honra e de dever.

Por muitos anos a lealdade foi considerada uma das principais características do colaborador ideal. O profissional que permanecia por décadas no mesmo emprego era muito bem-visto não só dentro da própria empresa, mas, por todo o mercado de trabalho. Entretanto, com o passar do tempo, esse paradigma mudou.


Hoje, mais conscientes de seus direitos, os funcionários sabem que podem buscar melhores oportunidades sempre que não encontrarem, na organização, os subsídios necessários para a construção de uma boa carreira profissional.

A perda constante de talentos, muitas vezes, não é resultado da deslealdade dos colaboradores, e sim, do descuido dos gestores que se esquecem de que lealdade é um valor que precisa ser recíproco. É simples: se o profissional não recebe nenhum tipo de reconhecimento pelo trabalho – promoção, mais autonomia, ajuda de custo para cursos, gratificação por metas atingidas ou qualquer outro benefício – ele não tem motivos para permanecer na empresa caso surja uma proposta melhor.

Por isso, para garantir a permanência e poder esperar lealdade do colaborador, a organização precisa mostrar-se leal a ele, ou seja, demonstrar interesse por ele, deixando claro que o objetivo maior é um crescimento mútuo. Veja como fazer isso:

O profissional certo na função certa

O colaborador que faz aquilo que domina e que gosta, trabalha com mais motivação, sente-se mais livre para realizar as atividades da melhor maneira possível e se vê mais integrado à empresa.

Prestígio social

O ambiente de trabalho apresenta uma hierarquia bem definida, na qual todos desejam conquistar posições mais altas. Desse modo, um cumprimento do chefe pelo bom serviço, um elogio em público ou um prêmio por algo realizado são muito significativos e ajudam a construir o sentimento de gratidão.

Lealdade no ambiente de trabalho - integrado empresa
Todo colaborador almeja um futuro melhor, mesmo que já tenha algo bom no presente.

Compensação material

O dinheiro não é o principal fator para a permanência de uma pessoa numa companhia, todavia, é o mais palpável e, sem dúvida, é um dos elementos fundamentais, pois o funcionário precisa suprir suas necessidades materiais.

Probabilidade de crescimento

Todo colaborador almeja um futuro melhor, mesmo que já tenha algo bom no presente. Cabe à empresa oferecer isso a ele ou deixar que algum concorrente ofereça antes.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.