Leitura e o desenvolvimento humano

Estar interessado no desenvolvimento da carreira, atento às tendências do mercado e às boas opções de formação são pressupostos essenciais para alcançar destaque na vida profissional, todavia, conhecer-se profundamente também é um processo indispensável. Os benefícios desse estado de autoconhecimento envolvem a segurança necessária para tomar decisões nas experiências pessoais e corporativas. A leitura é um instrumento importante para esse desenvolvimento, uma vez que oferece diversas possibilidades de vivência aos leitores, que poderão experimentar situações novas, a cada nova prosa.

A importância inevitável da leitura

A leitura não facilita conflitos e pensamentos voltados, apenas, a questões subjetivas. Os executivos, líderes e chefes, por exemplo, podem utilizar os exemplos da literatura para descobrir melhores formas de lidar com suas equipes.

Os livros sempre acrescentarão conhecimento às nossas relações pessoais e profissionais. O indivíduo interessado por literatura, sem restar dúvidas, manipulará melhor sua língua materna e, com certeza, utilizará esse conhecimento para tornar sua fala mais culta, quando necessário, causando admiração em seus colegas. Além disso, o repertório de opiniões e relações entre a realidade e arte se tornará mais consistente, tornando as interações, inclusive de networking, mais interessantes.




Opções de gêneros e temas

A literatura, desde a Grécia (principal referência da literatura ocidental), dispõe de diversos gêneros. Dessa forma, os leitores podem se debruçar na leitura de romances, novelas, contos, poesias, epopeias e peças teatrais. Os temas, por sua vez, são tão diversos quanto à criatividade humana: prosas de amor, de heróis, de viés social, cotidiano, ficção científica são algumas das opções. Para ter como exemplo, abaixo estão alguns livros essenciais para quem deseja ler alguns clássicos universais:

1)    Parte-se da Grécia. De acordo com o filósofo Aristóteles, esta é a melhor tragédia grega: Édipo Rei, de Sófocles. Inclusive, o pai da psicanálise, Freud, baseou-se nessa história para criar o conceito do complexo de Édipo.

2)    Dom Quixote: o maior clássico literário da Espanha. A narrativa de Miguel de Cervantes trata, com fina ironia, da decadência das novelas de cavalaria e do papel do herói.

3)    Memórias Póstumas de Brás Cubas. Esse livro apresenta a vida narrada em morte. O protagonista defunto relata sua vida, em que, sutilmente, enxergam-se as mazelas sociais brasileiras, isso no estilo inconfundível do grande autor brasileiro, Machado de Assis.

Grande Sertão: Veredas. Obra escrita pelo mineiro João Guimarães Rosa, a narrativa descreve a entrada da lei no Sertão, além de se encontrar, entre essas páginas, uma das mais belas histórias de amor em Língua Portuguesa.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Entenda como identificar e tratar as doenças psicossomáticas

Saiba como planejar e tirar um ano sabático

Aprenda a desenvolver inteligência emocional no trabalho

Saiba o que é resiliência e entenda como desenvolvê-la

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.