Levy Moreno – Método Psicoterápico de Grupo

Nascido na Romênia em 1889, Jacob Levy Moreno foi um filósofo, psicólogo e médico psiquiatra, pai do psicodrama e da terapia em grupo. Escreveu obras de destaque como “Psicodrama”, “Fundamentos do Psicodrama”, “Quem Sobreviverá? Fundamentos da Sociometria, Psicoterapia de Grupo e Sociodrama” e “Psicoterapia de Grupo e Psicodrama”.

Levy Moreno teve uma infância e início de adolescência bastante conturbados. Nesse período, sua família passou por vários problemas financeiros e precisou trocar de cidade e país algumas vezes, já que o negócio do pai não prosperava. Mudou-se sozinho para a Áustria com o objetivo de continuar os estudos e trabalhar como tutor de jovens. Foi quando, aos 19 anos, entrou na Faculdade de Medicina de Viena.

Vivendo em Viena, já na década de 1920, foi responsável por transformar o famoso Teatro da Espontaneidade em instrumento terapêutico, no qual os atores passaram a representar as próprias dificuldades e as do público, causando um sucesso ainda maior entre os espectadores.

Psicodrama e Terapia em Grupo

Durante a época em que cursava medicina, a distração favorita de Levy era passear e narrar contos de fadas para grupos de crianças, visando impulsionar a criatividade e manter a espontaneidade dos pequeninos. O estudioso acreditava no conceito de um universo primordial, onde indivíduos com desajustes psicológicos e emocionais não deveriam ser considerados doentes mentais. Ao contrário, podiam ser pessoas saudáveis e controladas mesmo quando expunham sintomas dos transtornos. Assim, tornou-se precursor do psicodrama.

A psicologia social é o elo entre a psicologia e as ciências sociais, com o principal objetivo de avaliar a conduta dos indivíduos quando estão interagindo. Nesse âmbito, Levy Moreno criou a sociometria como instrumento analítico para estudar as interações em grupos, contribuindo diretamente para o avanço da área.

grupo homens mulheres
Com a terapia grupal os membros ficam mais unidos e todos se apoiam

Entre 1908 e 1914, junto a cinco pessoas que tinham os mesmos ideais, fundou a Casa do Encontro, lugar que abrigava refugiados nos anos anteriores à Primeira Guerra Mundial. Ali aconteciam, todas as noites, reuniões que debatiam os impasses e aflições de cada um. Depois de compartilhar seus anseios, os participantes se sentiam aliviados e felizes. Após algum tempo, a ideia dos grupos de encontro se espalhou, gerando benefícios para gente de todo o planeta.

Terapia no local de trabalho

Ao participar de reuniões e estarem integrados a um conjunto, os seres não se percebem mais isolados e experimentam alívio ao constatar que não estão sozinhos com seus problemas. Nas situações de crise interna em empresas, os estudos sobre métodos de abordagem dos conflitos interpessoais em grupos podem ajudar a encontrar soluções.

Com a terapia grupal, o ambiente de trabalho se torna acolhedor, os membros ficam mais unidos e todos se apoiam, criando um clima benéfico que refletirá na produtividade e no natural progresso da organização.

Assim como as técnicas acima mencionadas, que observam os indivíduos e buscam resolver desequilíbrios e dúvidas existenciais, o coaching é uma importante ferramenta que também trabalha o desenvolvimento de competências e habilidades humanas. Juntos, psicologia e coaching aumentam os resultados positivos na vida pessoal e profissional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Entenda o que é sincericídio e como ele pode afetar sua vida

Descubra a importância de desenvolver a autoaceitação

Aprenda cinco dicas práticas de como desenvolver o autocontrole

Entenda as diferenças entre eficiência e eficácia

Aprenda a desenvolver o equilíbrio emocional

Aprenda a fazer um planejamento semanal e otimize seus resultados

Materiais Educativos

Como se tornar um Coach de sucesso

Escrito por Villela da Matta, presidente da SBCOACHING, este e-book traz 29 perguntas para alavancar o marketing, as vendas e as estratégias do seu negócio para seu sucesso…

Segredos da Paternidade Positiva

O envolvimento do pai contribui de forma significativa para o crescimento intelectual e mental da criança e a estimula na educação, desenvolvimento de habilidades, interesse etc…

Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.