Lidando com Conflitos nas Organizações

conflitos entre colaboradores
Quem deseja ter sucesso na carreira profissional precisa ser flexível, estar disposto a enfrentar novos desafios e aprender constantemente

O cenário de mudanças dentro de uma empresa pode gerar insegurança e, consequentemente, causar muitos conflitos entre os colaboradores. Isso ocorre porque alguns profissionais podem estar despreparados para o novo cenário e enxergar os desafios como algo negativo ou que trará instabilidade e dificuldades para o cotidiano de trabalho.

Essa insegurança ocorre, principalmente, com funcionários mais antigos que estão mais habituados a uma rotina e tendem a ser mais resistentes às modificações. Todavia, é importante ressaltar que quem deseja ter sucesso em sua carreira profissional precisa ser flexível, estar disposto a enfrentar novos desafios e aprender constantemente.

O processo de mudança faz parte da evolução das organizações e acompanhar esse desenvolvimento é essencial para garantir seu espaço no mercado. Quer saber como agir durante os momentos de transição das empresas? Fique atento a estas dicas valiosas:

Esteja aberto ao novo

Na maioria das vezes as novidades são benéficas para a empresa e podem ajudar no seu dia a dia, tirando-o da zona de conforto e mostrando novas possibilidades de ação. Encare os desafios de frente e mostre seu valor profissional, com certeza isso lhe renderá bons frutos.

Pergunte ao líder os detalhes da mudança

Procure saber dos benefícios que a modificação trará para a empresa e para o seu trabalho. Informar-se bem e analise todos os pontos da situação, isso lhe garantirá tranquilidade para enfrentar esse período.

Estude, pesquise, prepare-se!

Demonstre interesse pelo assunto e se adiante às inovações. Assim, você estará bem preparado no momento da transição e isso lhe dará mais confiança em seu trabalho.

Interaja com os colegas

Muitas vezes a falta de informação de um grupo pode prejudicar esse momento de transformação. Compartilhe com os colegas de trabalho as informações que você tem e ajude toda a equipe a manter a calma.

manter calma pensamento positivo
Tente encarar as mudanças com bom humor, sem criar barreiras. Isso permitirá que você se adapte mais rapidamente e faça um bom trabalho

Encare tudo com otimismo

O estresse só prejudicará seu trabalho. Tente encarar as mudanças com bom humor, sem criar barreiras. Isso permitirá que você se adapte mais rapidamente e faça um bom trabalho.

Essas atitudes ajudam o profissional a encarar melhor as transformações e a não perder o foco, nem a motivação no emprego. Independentemente das modificações adotadas pela empresa, o importante é manter o profissionalismo e continuar oferecendo à organização um trabalho de alta qualidade, além de mostrar-se aberto as novidades e no aperfeiçoamento das suas habilidades.

O segredo é encarar a ocasião como uma oportunidade de desenvolvimento profissional.

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Brian Tracy

Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.