Como lidar com a promoção de cargo na empresa


Todos que iniciam sua carreira profissional buscam realização, independência financeira e sucesso na área escolhida. Esses são objetivos comuns e que precisam estar claros durante a trajetória de trabalho.
A promoção de cargo na empresa também está entre as metas de todos que desejam destaque na profissão. Um cargo superior proporciona salário melhor, mais prestígio no departamento e maior reconhecimento do chefe. Características almejadas por qualquer profissional que deseja trilhar uma carreira de sucesso.
Porém o funcionário numa posição elevada enfrentará situações ainda mais desafiadoras, que exigirão mais empenho e capacidade de tomar decisões, por isso é preciso preparo e aperfeiçoamento constante. Veja outros fatores importantes para lidar com a transição de cargos na empresa:

Autoconhecimento

É importante que o funcionário conheça muito bem quais são os seus objetivos pessoais e se eles correspondem ao perfil do cargo para não perder a motivação no trabalho. Além disso, o colaborador deve identificar seus pontos fortes e aqueles que necessitam ser melhorados, e dedicar-se para alcançar o que realmente deseja.

Mantenha-se atualizado

A promoção deve ser um estímulo para o colaborador qualificar-se ainda mais. Ao ocupar uma posição superior na hierarquia da empresa, ele precisa mostrar conhecimento e domínio em sua área. Por isso, não deve parar de estudar. É fundamental participar de cursos, palestras e especializações acadêmicas para aperfeiçoar-se constantemente.

Gestão de pessoas

Os ambientes de trabalho possuem todos os tipos de profissionais, desde os mais dedicados até os mais problemáticos. O novo gestor precisa saber lidar adequadamente com toda a equipe de forma harmônica, delegando tarefas aos colaboradores certos, para obter bons resultados e evitar conflitos.

A promoção deve ser um estímulo para o colaborador qualificar-se ainda mais

Pressões

Em todo nível profissional, a pressão existe e é um fator complicador na execução das atividades. Em cargos superiores, esse é um aspecto que se torna um agravante, pois, o funcionário promovido precisa demonstrar que tem competência para ocupar tal posição. Ele necessita de habilidades essenciais, como saber lidar com compromissos extras, demandas maiores e outras obrigações que surgirem.

Ajuda

Um novo cargo traz novas responsabilidades que podem ir além do que era esperado. Por isso, o gestor deve recorrer a um especialista que possa auxiliá-lo em suas dificuldades e proporcionar benefícios à sua carreira e à empresa. Contar com a ajuda de um coach é uma excelente forma de adaptar-se ao novo cargo e ampliar seu potencial dentro da empresa.
Conquistar uma promoção no trabalho é um progresso importante na carreira e pode definir o futuro do funcionário dentro da empresa. Estar preparado para tal passo é o que garantirá seu sucesso profissional.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.