Lide com as emoções no trabalho

Como lidar com suas emoções

Estamos sujeitos, a qualquer momento, a reagir a acontecimentos de forma emotiva, pois expressar nossos sentimentos pode ser fundamental para superar certas situações. As emoções, portanto, funcionam como uma espécie de defesa, que nos equilibra.

Cuidado com excessos no ambiente de trabalho

O profissional ideal é aquele que molda suas emoções de acordo com os contextos. Geralmente, no ambiente corporativo,é incômodo reagir de maneira emotiva a problemas e desentendimentos. Por isso, para lidar melhor com reclamações da chefia, feedbacks ou discussões com os colegas, tenha sempre em mente que expor seus sentimentos poderá agravar a situação.

O colaborador ideal, além de prestativo, produtivo, proativo, criativo, entre dezenas de outras qualidades, deve ter equilíbrio emocional, ou seja: controle de si mesmo. Muitos funcionários ao encararem uma situação adversa no trabalho, especialmente, se o acontecimento for compartilhado com os demais colegas, perdem o comando e expõem toda a sua fragilidade.

Essa situação é extremamente embaraçosa, pois faz com que a empresa volte os olhos a eles e forme um julgamento sobre as qualidades profissionais desses colaboradores. Ainda que mantivessem, até esse descontrole emocional (que vai do choro aos gritos), uma postura fundamentada na eficiência e produtividade, os colegas de empresa enfatizarão que, apesar de todas estas qualidades, eles não sabem lidar com os empecilhos que atravessam no dia a dia.

Contudo, sem dúvida, a avaliação do chefe sobre esse evento, é a mais importante. Ele pode definir, a partir de certas constatações, se esses funcionários são apropriados ou não ao seu negócio e pode sugerir a demissão.

Solução emocional

O funcionário que deseja evitar este tipo de acontecimento deve sempre estar atento às suas reações e trabalhar questões internas, subjetivas para se tornar mais tolerante a qualquer problema que ocorrer em sua profissão.

Para atingir esse resultado com mais rapidez, garantindo, então, mais tranquilidade para resolver questões corporativas, o colaborador pode contar com o coaching. No treinamento, por meio de técnicas e ferramentas eficazes e cientificamente comprovadas, será possível compreender quais são as características que tornam o funcionário ideal e mais: definirá metas para atingir esse patamar. Nesse processo, ficará mais fácil aprender como dominar as próprias emoções para dar sequência a uma vida profissional saudável e promissora.

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Brian Tracy é uma das maiores autoridades em coaching e negócios do mundo: em mais de 30 anos de atuação, passaram por suas palestras e seminários mais de 5 milhões de pessoas. Já atuou como coach e consultor em mais de mil empresas. Autor de dezenas de best-sellers, foi homenageado em 2011 com o Lifetime Achievement Award, concedido pela National Academy of Best Selling Authors. É fundador e CEO da Brian Tracy International, tem uma carreira de sucesso, principalmente nos setores de vendas e marketing, investimentos, desenvolvimento imobiliário, importação, distribuição e consultoria de gestão.

Flora Victória

Flora Victoria é fundadora da Sociedade Brasileira de Coaching, presidente da SBCOACHING Training e Mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania. Diretora educacional das empresas do SBCOACHING Group e founding fellow do Institute of Coaching (IOC) – órgão afiliado à Harvard Medical School dedicado ao avanço do coaching, Flora é considerada a maior especialista em psicologia positiva aplicada ao coaching do país. Seu trabalho precursor resultou na criação do primeiro treinamento de positive coaching do Brasil. Pioneira na condução de projetos de pesquisa e comprovação científica do coaching no país, tem contribuído significativamente para consolidar a credibilidade desse processo e estimular seu desenvolvimento no Brasil e no mundo.

Como trainer e master coach, Flora já participou da formação de mais de 45 mil coaches no Brasil. Responsável pelas parcerias internacionais firmadas pela SBCOACHING com instituições globais, Flora tem trazido para o Brasil o que há de melhor e de mais atual no coaching internacional. Flora representa a Sociedade Brasileira de Coaching como membro da Graduate School Alliance for Executive Coaching (GSAEC), instituição especializada no ensino acadêmico do coaching, e da Association for Coaching (AC), credenciadora internacional presente em mais de 50 países.

Escritora de obras que são referência no coaching mundial, Flora é coautora dos livros Personal & Professional Coaching®, Executive & Business Coaching®, Positive Psychology Coaching® e Career Coaching®, entre outros. Em parceria com Brian Tracy e Villela da Matta, escreveu Estratégias Avançadas de Vendas e Engajamento Total. Como parte de sua contribuição para o coaching global, Flora foi convidada a integrar uma equipe internacional cujo objetivo foi discutir e compreender a diversidade do coaching no mundo. Esse trabalho resultou no livro Diversity in Coaching: Working with Gender, Culture, Race and Age, lançado pela Association for Coaching (AC). Como especialista em coaching, negócios, liderança e psicologia positiva, escreve artigos para a Revista SBCOACHING, para a Revista Científica Brasileira de Coaching e para diversos portais.

Com graduações acadêmicas e especializações nas áreas de Governança Corporativa pela Harvard Business School, MBA pela FGV, Marketing pela ESPM e Tecnologia pela USCS, a expert em ciências comportamentais, Flora, aplica seu sólido conhecimento teórico e prático para contribuir com diferentes públicos na conquista de resultados e aumento de realizações.

Com uma experiência organizacional consolidada ao longo de 30 anos, antes de fundar a SBCOACHING Flora foi executiva da Claro e atuou em grandes empresas como Volkswagen, Ford e Bell South, nas áreas de planejamento estratégico, gestão de mudanças, governança corporativa, tecnologia e finanças. À frente da SBCOACHING Training™, dedica-se continuamente a expandir o portfólio de serviços e a elevar cada vez mais a qualidade e a eficácia do coaching.